sábado, julho 12, 2003

Dune, not a film by David Lynch

Ainda a propósito de Dune, desta vez, sim, o filme.

Dune era um projecto Francês, tendo como timoneiro Alexandro Jodorowsky, o argumentista e realizador chileno (El Topo, 1970 - Santa Sangre, 1989, este um êxito do Fantasporto), criador da série de Banda Desenhada "O Íncal", protagonizada por John Difool, em conjunto com Moebius (por sinal o meu desenhador favorito em BD). Moebius estava na equipa de Dune, assim como H. R. Giger, Foss e Dan O'Bannon, todos mestres da Ficção Científica. Mas não termina aqui!

Adivinhem quem interpretaria o papel de Imperador da Galáxia? Salvador Dali! (Dali pediu 100.000 dólares por hora como cachet - nos anos 70!!!) E a música original? Pink Floyd!! Esteve para ser composto um duplo álbum de nome "Dune", contendo a banda sonora do filme! Os Pink Floyd tinham acabado de gravar o eterno "Dark Side of the Moon". Um elenco de luxo.
O projecto iniciou-se em 1975, quando Jodorowsky leu o livro de Frank Herbert (Dune) e decidiu fazer o filme. Dino de Laurentis (e David Lynch) estavam longe da jogada. Muito longe. Então, o guião original e o storyboard começaram a circular em Hollywood... Ninguém sabe a origem da fuga. A partir daí, uma data de coisas correram mal e, em breve, os grandes estúdios tinham os direitos sobre a produção do filme, deixando Jodorowsky e a sua equipa de fora (embora recuperassem muitos deles; de facto, Moebius, Giger, Foss e O'Bannon estiveram todos envolvidos no "Allien" de Ridley Scott - vá-se lá saber porquê...).

O argumento de Jodorowsky era muito mais fiel ao livro de Herbert que o do filme que acabou por ser feito. Poderia ter sido um grande filme, a julgar por excertos do guião do Chileno. Se querem saber mais, existe um livro interessante, chamado "Les Mystéres de l'Incal", por Jean Annestay (Les Humanoids Associés - França) que disseca a série do Íncal (a odísseia de John Difool) e tem montes de material magnífico sobre Dune. Uma vez perdido este projecto, nasceu "O Íncal" - em que são usadas muitas das ideias dos storyboards originais de Dune, da autoria de Moebius, o artista que viria a desenhar todo o "Íncal". A este propósito, um facto curioso: o storyboard de Dune, de Jodorowsky e Moebius, é muito semelhante aos de Star Wars e Allien, só que desenhado... muito antes.
Bem vindos a Hollywood.

Sem comentários:

Enviar um comentário