quinta-feira, setembro 18, 2003

Lástima...


Acabo de receber este e-mail do Nicolau...

--- quote ---

Caros «Pyotr», Rui Semblano e «Poeta»

Umas palavras de justificação, dada a simpatia com que me acolheram e o
apreço que tenho pela v. escrita. Decidi fechar o Tolentino. Arrependi-me de ter iniciado esta experiência, que comecei um pouco por desfastio, um pouco porque estava cansado da escrita séria e contida. Vistas bem as coisas tenho de considerar que para escrever sobre os outros, os tenho que ler. Ora isso aproxima-me de um tipo de pensamento e de afecção que sempre recusei. Um médico pode tratar da tuberculose sem ter de ser tuberculoso. Mas na escrita é diferente, e acabaria «tuberculoso» se continuasse a ler o que tenho lido nestes dias. Chega, portanto.
Se vos escrevo é porque não os incluo nesse bando; para mim fazem parte da «zona libertada» do mundo. Outros haverá, mas não tive tempo para os conhecer melhor.
Como vou pura e simplesmente apagar o blog, agradecia que um de vocês publicasse este mail, para encerrar o assunto e acabar com as visitas. Se não publicarem, tudo bem também..
Bom trabalho!


«Nicolau Tolentino»

--- end quote ---


Caro Nicolau,

É com pena que o vejo tomar esta atitude, embora não só a respeite como a compreenda. Espero que reencarne em breve num vulto cultural que não o obrigue a ler tanto do que nunca deveria ter sido escrito, permitindo-lhe o prazer da escrita e, a nós, o da leitura.
Gosto de "Nicolau". Se regressar, um dia, porque não adoptar um heterónimo que o assimile? Como o do edificador de Príncipes, por exemplo.

Bem haja pelos poucos mas bons momentos que nos proporcionou e que encontre o que procura, são os nossos desejos sinceros. Até sempre.

Pel'A Sombra,
Rui Semblano


nota:
Atrevo-me a sugerir que não apague o Tolentino.
É um marco, afinal. Pequeno ou grande não importa.
Fez parte da blogosfera.
E a si dedico a entrada acima direccionada em "Príncipes".
Um abraço.

nota2:
Não é, de todo, nosso hábito publicar menções honrosas ou desonrosas enviadas à Sombra nas suas páginas, mas, para mim, o pedido de publicação integral do e-mail do Nicolau não deixava margem de manobra.
Ou o publicava todo ou não. Já está.

Sem comentários:

Enviar um comentário