terça-feira, abril 25, 2006

The making of...



O presidente da República, Cavaco Silva, interrogava-se hoje, no seu discurso na Assembleia, sobre a forma como teria crescido "aquela criança que enfiava um cravo numa G3" naquele cartaz do 25 de Abril que tanto o sensibilizou.

Pois caro senhor presidente, eis a resposta, para seu descanso:
Chama-se Diogo Bandeira-Freire, tem hoje 35 anos e vive em Londres, onde estudou na London School of Economics...
Acha que a vida lhe correu mal? Ou era uma figura de estilo?...


O Diogo é filho de Pedro Bandeira-Freire que, juntamente com Sérgio Guimarães, engendrou a foto mais célebre e emblemática do 25 de Abril. Como tantas fotos célebres e emblemáticas, é uma fraude. O menino da foto, o Dioguinho, era tudo menos um menino da rua; foi descalço e sujinho para a fotografia e a G3 foi emprestada "por um minuto" a um qualquer magala que ia a passar.

Ficará o senhor presidente mais contente, ao saber que, afinal, o tal menino cresceu muito bem, obrigadinho, e que deu o salto para o Reino Unido mal atingiu a maioridade, como se escreve numa entrevista que o próprio deu há dois anos ao Correio da Manhã, não restando muitas dúvidas do que o "menino de Abril" pensava deste pobre país. E com toda a razão.
Mas, sabendo isto, senhor presidente, o que acha? Que foi graças ao 25 de Abril que o Diogo foi para Londres? Talvez, talvez... Mas teria ido na mesma, mesmo sem 25 de Abril. Ou talvez não.
Dá que pensar, não dá?

Quanto à fotografia, a ideia foi brilhante e o resultado foi estupendo.
Que importa se foi forjada? O espírito era exactamente aquele.
E será sempre uma bela imagem; ainda que saibamos que o Diogo se está a cagar para a política portuguesa e que nunca na sua vida votou - em Portugal ou numa das suas embaixadas.
A vida é assim.
Feita de pequenos nadas.

Rui Semblano
...
...

nota:
...
Para ler a entrevista do Diogo ao CM,
use a sua verdadeira fotografia. Esta!



nota post(erior):
O amigo Pires retomou este tema, que menciono na entrada seguinte, no seu Espreitador.
Realmente há coisas que irritam!
...
nota post(erior) 2:
O Espumante, alertado pela Catarina, também falou neste caso, no seu Espumadamente.
Nos comentários das suas entradas Poster e Poster II foi-se dizendo algo mais.

4 comentários:

  1. Aqui pelos montes ...perto da Serra, onde nada nunca chegava...era certa, essa sim, a opressão!O medo! A tirania! a miséria! a fome!....
    .....BShell........

    ResponderEliminar
  2. BlueShell:
    Bem vinda seja.
    E sim, no interior, ou melhor, fora de Lisboa e Porto, a vida era muitas vezes miserável. E só não o era mais porque nada conheciam de diferente os que nada tinham.
    E hoje, os que tudo têm, acham-se uns desgraçados. Custa muito ver um rapazola dizer que Abril não se cumpriu por não ter dinheiro para comprar umas Nike Air quando os meus avós não tinham como dar livros aos seus filhos...

    Um abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  3. Amigo Rui!

    Preciso de me servir deste seu post esta noite e é claro que farei o link respectivo. Posso?

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. PiresF:
    Chama-se a isto transmissão de pensamento? Decidi vir espreitar o correio enquanto esperava pelos X-Files e voilá! Mesmo a tempo.
    Claro que pode usar este e-mail, amigo Pires. Sei que o fará de forma correcta. E esteja à vontade para usar o que quiser d'A Sombra, sempre que quiser.

    UM abraço e obrigado, mais uma vez.
    RS

    ResponderEliminar