terça-feira, junho 06, 2006

Six Six Six



Dizem que hoje é o Dia da Besta (ó diabo!) e que só se repetirá daqui por um milénio, mas temos de admitir que o Diabo nada tem de pobre e que todos os dias lhe pertencem há muito. O Rato Zinga (ou o Mickey, já agora) que o diga.

Poderia o PSD ter reparado nesta realidade e atribuir ao Diabo um diazito por ano, agora o dia do cão não lembra nem ao Diabo!

Com estas e outras, o certo é que mais ou menos dentro de 180 dias vai ser proibido fumar em cafés, bares e restaurantes com menos de 100 m2, isto é, vai ser proibido fumar em cafés, bares e restaurantes.





Se isto fosse um país a sério, os donos dos ditos estabelecimentos colocariam o Estado em tribunal para, de duas uma, ou lhes devolverem o direito à propriedade privada ou lhes comprarem os mesmos, ficando assim com uma rede pública nacional de cafés, bares e restaurantes onde, com toda a legitimidade, poderia decidir quem lá pode fumar, comer, beber ou fazer outra coisa qualquer. Assim, ninguém se poderia revoltar contra o Estado, pois estaria a aplicar a lei dentro de espaços públicos, o que acontece hoje, e legitimamente, nos edifícios que lhe pertencem já.

Alegando, porém, que a saúde pública é demasiado séria para ser deixada nas mãos (e nas cabeças) das pessoas, o Estado decide por elas o que é melhor. A um não fumador não lhe basta a decisão de entrar ou não numa casa onde se fuma, o Estado deve decidir por ele que entra sim senhor, pois o dono da casa é uma besta (que, de qualquer modo, só tem direito a um dia de mil em mil anos). Sem perder a pose, o Estado declara inconstitucional que um proprietário decida que tipo de pessoas pode entrar na sua propriedade - e sim, isto implica equivaler o acto de fumar a um crime, pois é o mesmo que lhe dizer que não pode realizar reuniões de pedófilos, pelo menos para já, enquanto não estão organizados partidariamente.

Mais: está em marcha um plano de prevenção antitabagista que tem ajudas para tratamentos em clínicas (do Estado e/ou privadas) e tudo! Não tardará muito, os fumadores serão obrigados a "tratar-se" nessas clínicas, para seu próprio bem (e dos proprietários das mesmas, claro está), pois não poderão arranjar emprego se fumarem, não poderão viver no prédio-para-não-fumadores em que se converteu aquele onde vivem, ir à praia entretanto transformada em zona-livre-de-fumadores a que iam ou, simplesmente, fazer uma refeição fora.
Não sabiam que é isso que se segue?

Isto tem um nome: SEGREGAÇÃO.

Hoje poderá não ser o Dia do Diabo, mas é um dia do diabo. Vejam só que num edifício com um pé direito de dezenas de metros e muito bem arejado, como o aeroporto Sá Carneiro ou a gare do Oriente, vão existir mais caixotes do lixo que cinzeiros. Nem ao nível do lixo o fumador é considerado. Engraçado? Nem por isso. Quando os fumadores forem obrigados a viver em Townships, como o eram os "pretos" na antiga África do Sul, longe das cidades entupidas de trânsito mas saudavelmente livres do fumo do cigarro, começarão a ser dados outros passos, como a proibição de beber isto ou aquilo a bem da saúde pública e dos amigos dos amigos dos outros, que têm fábricas de bebidas "saudáveis" e "legais".

Quanto ao Diabo... Não esgotemos neste dia as profecias bestiais.
É que, dizem, pior que o 666 é mesmo o 999 e este não tarda nada.
É já a 9 de Setembro de 2009. E, acreditem, será muito pior que este.
Incomparavelmente pior.


Rui Semblano
No Dia da Besta (Quadrada). Posted by Picasa