terça-feira, junho 16, 2009

Bliss of another kind...



Hoje fui (mais uma vez) agradavelmente surpreendido pela minha esposa. (*) Estava embrenhado no Twitter em tempo real do tópico #iranelection quando reparo que tenho uma mensagem directa dela - método que os twitters que se seguem mutuamente usam para comunicar em privado. Tinha simplesmente um link e a exclamação "Taaaa Daaaa!".

Ao seguir o link fui dar a um novo blog (**), de sua autoria! Ainda tenho o sorriso estampado na cara.
Aqui fica a ligação e, claro, o Hysterical Roots passa a constar dos blog links sp, n'A Sombra, bem como da lista Blogosphere Watch, no Jack & Honey.

Bem vinda à blogosfera, minha querida.
Que as "raízes histéricas" cresçam e proliferem!



Tori Amos . Bliss . Best Of Tori Amos




* A imagem é um esboço tirado do meu Moleskine de 2007. É fácil adivinhar quem é.
** Curiosamente, ela escolheu para o "Hysterical Roots" o mesmo template do "Local & Blogal"! E esta?

[simulpost002/09: aqui em inglês (in Jack & Honey)]

line

segunda-feira, junho 15, 2009

Power to the Twitter.


Sim, viver na Europa, onde as notícias internacionais são parte importante e significativa do ciclo noticioso de televisão, rádio e jornais, estragou-me com mimos. Ainda assim, sempre confiei na Internet como complemento da informação, e procurei na blogosfera e outras redes sociais o que se escrevia sobre o assunto em questão. Agora que vivo nos EUA, aquilo que já sabia tornou-se evidente: as notícias internacionais, no dia a dia, são extremamente escassas e a cobertura do que de importante acontece fora de portas é sofrível. A última bisbilhotice em Washington ou o mais recente pseudo-escândalo político arrebatam por completo ciclos noticiosos diários, deixando pouco ou nenhum espaço para outra coisa. E ao fim-de-semana é para esquecer - repetições infindas de velhas notícias e programas prégravados, quase nenhum espaço para reportagem em directo.
Agora adivinhem o que aconteceu este fim-de-semana...

O mundo tinha os olhos postos nas eleições iranianas e esperava uma dramática mudança de acontecimentos; Ahmadinejad enfrentava a oposição credível de Mousavi e os níveis de votação revelavam-se fantásticos. Então, duas horas após o encerramento das urnas, veio o anúncio oficial da vitória de Ahmadinejad com mais de 60% dos votos. Sabendo que se tratavam de votos em papel que teriam de ser sujeitos a contagem manual, só isto indicava que algo tinha corrido terrivelmente mal. Não tardou nada que os iranianos, indignados, saíssem à rua gritando "Fraude!". A blogosfera explodiu e aceder à informação que existia em Teerão tornou-se mais e mais difícil; telefones, electricidade e servidores de Internet deixavam de funcionar. Enquanto a tensão atingia um dos pontos mais altos, a polícia em buscas porta a porta para retirar discos de satélite e os estudantes encurralados nas faculdades, Larry King entrevistava um "biker" na CNN (prégravado, claro). Sem Internet, saber dos acontecimentos que ocorriam em Teerão teria sido impossível. Os jornalistas estrangeiros no Irão encontravam (e ainda encontram) inúmeras dificuldades na realização do seu trabalho e muito pouco do que se estava a passar transpirava para o exterior. Com todos os canais de comunicação convencionais cortados ou censurados pelas autoridades iranianas, uma nova plataforma de comunicação demonstrou ser eficaz na esquiva ao corte de informação, resistindo então e ainda a todas as tentativas para o neutralizar. O Twitter.
Os iranianos com uma conta no Twitter, que já antes servira para a organização da campanha eleitoral, desencadearam uma torrente de informação, organizada em tópicos e contas colectivas e contando ao mundo, em tempo real, o que lhes estava a acontecer. Não tardou muito para que lhes encontrássemos o rasto e a informação começou a fluir nos tópicos principais, os "Trending Topics", de forma avassaladora. Claro que as fontes são muitas e muitas delas questionáveis ou mesmo dedicadas a desinformar, mas para quem está habituado a filtrar fluxos de informação na Internet é relativamente fácil saber quem é e quem não é de confiar.
Tópicos como #iranelection tornaram-se a fonte principal de notícias vindas de Teerão e de todo o mundo, com actualizações em tempo real do que estava a suceder no terreno e do que estava a ser confirmado por fontes fidedignas; do estudante num telhado de Teerão ao último alerta noticioso da Al Arabiya assistíamos ao desenrolar da História como nunca antes e, mais importante, participávamos nela activamente, editando as nossas próprias descobertas ou passando (retwitting - RT) informação importante ou adicionando uma nota pessoal, uma mensagem ou um comentário.

Aqui fica uma amostra do que está a passar no Twitter enquanto escrevo:

@persiankiwi confirmed - there is shooting in Azadi sq. protesters wounded and shot, no numbers yet, still hearing gunfire. #Iranelection
MarjonRostami: Thanks to everyone updating #IranElection. You are making a difference. Time to focus on work. I'll update as I get calls from Iran.
iran09 RT @PouyanA: CONF! there is #shooting in #Azadi sq. protesters wounded and shot, no numbers yet, still hearing gunfire. #Iranelection
jimsciuttoABC #iranelection sev reports of pro-govt militia firing on protesters, AP photog reports one protester dead
dailydish More Video Of The Crowds: CNN gets some video, finally. But then you hear a simple statement from the anchor tha.. http://tinyurl.com/l6tvrw
RuiSemblano RT @LaraABCNews: Iranian State TV reports gun shots at Mousavi rally; AP photog sees govt militia fire at protesters #Iranelection

O último tweet (entrada no Twitter) é meu... A milícia governamental dispara contra manifestantes na Praça Azari, em Teerão. Um dos tweets este fim-de-semana reflectia um sentimento que não é novo, o de que fosse um jornalista americano a ser morto em Teerão e teríamos cobertura 24 horas sobre 24 nos canais de televisão dos EUA.
Vivemos num mundo cínico. Hoje temos os olhos postos no Irão, mas por quanto tempo? Aproveitemos ao máximo, pois, e asseguremos aos iraquianos o apoio que necessitam - não enviando tanques e bombas, mas fazendo saber que não estão sós e fazendo ouvir as suas vozes.
Mousavi não é um Obama, certamente. O seu passado demonstra, claramente, aquilo em que acredita no que respeita a relações externas, mas a sua visão do que deve mudar na sociedade iraniana faria uma enorme diferença e, talvez, seria um passo decisivo na direcção de uma vida melhor para os iranianos e de uma nova postura mais honesta em relação ao resto do mundo. O Irão mudará ao seu próprio ritmo e a partir de dentro, tal como o Iraque teria mudado. Se o tivéssemos permitido. A única forma que a democracia tem de acontecer num país é através da vontade e do sacrifício do seu povo. Talvez os apologistas da "Exportação da Democracia" devam aprender este facto hoje, mas não penso que o aprendam pelo simples facto de que estão bem conscientes do que defendem e porquê - e não é a exportação da democracia, seguramente. Tal como o simpático clube privado que mais não é que um bordel, a fachada deve manter-se por razões de relações públicas, para que o verdadeiro negócio continue no seu interior.

O que percebi este fim-de-semana foi que existe sempre esperança para os que amam a liberdade e temem o sempre crescente controlo da sociedade por grupos de interesses ou governos, especialmente no controlo da comunicação e da informação. Há sempre maneira de fazer saber a verdade e no mundo de hoje surgiu uma ferramenta que demonstra esta inevitabilidade, mesmo através da mais densa treva. Usemos o Twitter, pois, e passemos palavra.


[simulpost001/09: aqui em inglês (in Jack & Honey)]

nota post(erior):
O poder dos twitters:

[quote]

Monday, June 15, 2009

Down Time Rescheduled

A critical network upgrade must be performed to ensure continued operation of Twitter. In coordination with Twitter, our network host had planned this upgrade for tonight. However, our network partners at NTT America recognize the role Twitter is currently playing as an important communication tool in Iran. Tonight's planned maintenance has been rescheduled to tomorrow between 2-3p PST (1:30a in Iran).

Our partners are taking a huge risk not just for Twitter but also the other services they support worldwide—we commend them for being flexible in what is essentially an inflexible situation. We chose NTT America Enterprise Hosting Services early last year specifically because of their impeccable history of reliability and global perspective. Today's decision and actions continue to prove why NTT America is such a powerful partner for Twitter.
posted by @Biz at 4:17 PM


[unquote]

Extraído de Twitter

Line