segunda-feira, novembro 28, 2011

De Auschwitz a Pittsburgh


Com o aproximar do Natal e as anúnciadas primeiras neves (deve nevar amanhã pela primeira vez, este Outono), é altura de arrumar a casa e resgatar a àrvore e as decorações natalícias da cave. A meio de tais tarefas dei pelas minhas notas do tempo em que fui voluntário no Museu da Força Aérea dos Estados Unidos (permaneço ligado à Fundação do Museu como "amigo", mas não é o mesmo).
Aqui fica uma delas:

3 de Julho, 2010

Uma jovem mulher mostrou aos seus dois filhos, no mapa dos campos de concentração da exposição sobre o holocausto, o local onde a bisavó de ambos esteve internada durante a Segunda Guerra Mundial. Apontava com o dedo para uma área no Sul da Polónia, talvez Auschwitz-Birkenau, quando um dos pequenos lhe perguntou: "E onde fica Pittsburgh?" (no mapa) Ela sorriu e apontando o braço para Este, disse: "Ali, bem longe."

Muitos fugitivos judeus encontraram refúgio nesta parte de Ohio e as suas famílias aqui vingaram e permaneceram. Um dos meus colegas no museu é ele mesmo um sobrevivente do holocausto e as fotos de família tiradas antes da fuga fazem parte da exposição permanente sobre esse período - e lá está ele, pequenito, longe de imaginar que ia iniciar a sua viagem para o Novo Mundo.
Como ele, muitos dos voluntários que trabalham no museu são pedaços vivos da História que tornam ainda mais fascinante o maior museu de aviação militar do mundo.

..