quinta-feira, abril 20, 2006

Ace of Wands



Ás de Paus


Força criativa,
entusiasmo,
confiança,
coragem.






Bobby McFerrin - Freedom is a Voice - The Blue Note Years

...
...
Esta carta deveria estar invertida. (*)
Os sinais são fracos, mas estão presentes, o que suponho quer dizer alguma coisa, embora me escape exactamente o quê. Em outros tempos, seria o arranque de um novo e velho conhecido ciclo de desalento, de compasso de espera; um renovar do eterno Nada que, de repente, se torna óbvio como se não o fosse nunca. Se não é assim é por hoje ter alguém a meu lado que não posso envolver nessa espiral que adorei um dia. Assim, está tudo bem. Tudo.
...
Um árabe alegadamente espirra perto de um poço de petróleo que, basicamente, já nem lhe pertence e - wham! - mais dez dólares o barril. Porquê dez dólares? Porque parece ser um bom e redondo número, assim, "from the top of the (cowboy) hat", como se diz no Texas. Por arrasto, mais uns quantos por cento sobre o preço do pão, hoje tão dependente do petróleo como alguns deputados europeus de cocaína. É lógico.
...
É lógico que o petróleo permaneça indexado a uma moeda sólida como o dólar; o mesmo dólar que os EUA pedem emprestado aos chineses para poderem comprar "made in China" . E é lógico que a Europa escolha afundar-se com os seus amigos de além Atlântico em lugar de incentivar o Irão a abrir uma bolsa do petróleo com base na moeda europeia.
É o que vale a nossa eterna dívida de gratidão aos "US of A", comprada em alguns "off-shores" total e diplomaticamente sigilosos, com algumas campas rasas na Normandia e umas quantas bases norte-americanas espalhadas por aí - e por cá, oh sim!, também nós, brutos.
...
Faz todo o sentido.
Assim como faria todo o sentido que esta carta estivesse invertida. Mas não está.
Chamem-lhe esperança. Ou parvoíce. E depois?
É só uma carta.
...
Rui Semblano
...
...
(*) Cartas invertidas:
O significado de uma carta invertida depende do seu sentido na posição normal. Uma carta invertida mostra que a energia a ela relativa está presente, mas a um nível inferior. Por alguma razão, a energia não pode expressar-se livre, normal ou completamente.
......
Os Dias do Tarot n'A Sombra: INDEX.

Sem comentários:

Enviar um comentário