sexta-feira, abril 21, 2006

Happy Birthday Lillibet.



Para mim, a Rainha Elizabeth II é a imagem da constância, da firmeza, de uma ideia de Europa que hoje não existe, feita de grandes Nações, com as suas grandezas e as suas misérias.

A sua imagem ficou gravada na minha memória ao vê-la, ainda princesa, nas revistas que se publicavam durante a Segunda Guerra Mundial, em casa dos meus avós maternos. Era a estabilidade personificada no meio do caos; a esperança e um sorriso na tempestade.

Hoje, Elizabeth Alexandra Mary Windsor, ou Lillibet, como é carinhosamente chamada, completa 80 anos.
A majestade existe, ainda.
É impossível não a admirar, mesmo não concordando com a lógica imperial britânica.

Happy 80th Anniversary, Lillibet.

3 comentários:

  1. Até tenho pena da Lillibet, que já devia estar reformada, infelizmente com aquela família lá tem de se aguentar.
    Certamente até ao fim.

    PS: E era gira, a moça quando nova, pena agora o seu mau gosto para chapéus.

    ResponderEliminar
  2. Caro RS
    Dignidade e elegância transcendem tempo e Elizabeth II tem sido certamente um monarca exemplar. Não é por acaso que cada povo tem o regime ou monarca que merece.
    Deixei na passada época festiva um post a desejar Pascoa feliz (em varias línguas), por não ter sido publicado fiquei em dúvida se era demasiado longo ou se extraviou. Menciono-o sómente por uma questão de curiosidade quanto á etiqueta blogosférica. Que acha?
    Não acha interessante toda a controvérsias que domina os blogues ‘hip’ do reino, nomeadamente a questão do massacre e a ultima, as caixas de comentários, onde é referido esse anónimo que usa o meu nome, é evidente que essa pessoa continua a identificar-se com esse nome , o me irrita é a falta de originalidade ou é uma tentativa evidente de se tentar passa por mim, quanto a razão escapa-me.
    Ou é tudo isto "smoking mirrors"?
    Malou

    ResponderEliminar
  3. PiresF:
    Feliz ou infelizmente (há demasiadas variáveis para que algum dia o saibamos) Elizabeth é a imagem de um mundo que não existe mais. E talvez os seus chapéus sejam um sinal dos tempos tão claro como o é a pobre família que lhe tocou em sorte...

    Um abraço,
    RS

    Malou:
    No caso dos britânicos, seria mais indicado o Carlitos que a sua mãe, pois acho que actualmente não merecem a monarca que têm, mas como disse ao Pires, Elizabeth é já apenas um ícone.
    O post de Páscoa deve ter sido colocado num daqueles dias em que o Blogger está mal disposto. Não vejo outra explicação.
    Quanto à polémica escolha de JPP em nomear "comentadores" nas páginas do Público, entre os quais o tal "Maloud", como a polémica reacção de parte da blogosfera à iniciativa do "Rua da Judiaria", são meros fait-divers que surgem ciclicamente, for no apparent reason".
    O facto de existir um "comentador blogosférico" com um nick idêntico ao seu, mas a puxar para o islâmico (é mais Iznogoud que Malou), não a deve preocupar. Aliás, vê-se bem que pretende ser "Califa no lugar do Califa", mas sem grande sorte. :)

    Até breve,
    RS

    ResponderEliminar