terça-feira, maio 09, 2006

Status report...

Já há muito que devia ter actualizado as Relações Sombrias e os Blog Links d'A Sombra, estes aqui à direita, mas só agora o faço, pelo que me penitencio junto dos que agora estão neles referenciados. Como podem não estar a par da "política de integração" d'A Sombra, passo a resumir:

Para evitar uma lista longa de blog links na página principal, tenho todos os blogs relacionados com A Sombra nas Relações Sombrias, ficando reservada a inserção na página principal (esta) apenas aos blog links que uso muito regularmente (alguns diariamente).
É um processo que se destina a "consumo interno", por isso o estruturei assim.
Quanto à divisão entre Sp (Specials), plm (Pour le mérite) e sem classificação, os últimos são os que só aparecem nas Relações Sombrias, os plm os que constam da página principal e os Sp aqueles que, também aqui, se destacam por motivos de amizade ou simpatia (ou empatia!) mais profunda.

Passemos à actualização:


Para os Blog Links Sp um velho amigo entra directamente. Esteve para ser um dos bloggers d'A Sombra nos idos de 2003 (e mais não digo). Irreverente incondicional, aguardo com expectativa a sua entrada na blogosfera, agora que decidiu entrar. Veremos se é desta!
O Gasparzinho diz Ide p'ra Fátima! (e eu acrescento: "Já!")



Pour le mérite (plm), temos entradas já há muito merecidas e uma directíssima (coisa rara, pois normalmente só acontece depois de um período apenas nas Relações Sombrias), a saber:

O pungente Caderno de Corda, do amigo e companheiro de lutas Davi Reis, que conquistou a minha admiração pela forma como está na blogosfera, de peito aberto. Coragem, sinceridade e raiva, por vezes, temperadas com humor inteligente. Tudo isto feito com o pêlo do cão. Já cá devias estar há muito, amigo.




As Ideias Fixas do Sá Morais (a que dei o epíteto de Samurai/s) é outra das agradáveis surpresas que tive recentemente e que já deveria ter entrado para os plm. A justiça é feita hoje a este excelente recanto, onde somos desafiados a usar o cérebro de várias maneiras (incluindo com imaginação). Bem vindo de novo, amigo Sá.




O Paredes Brancas, da Fatma, chegou até mim pela mão segura do António Baeta e está tudo dito. Lá vou sempre que preciso acalmar um dos meus demónios. E resulta. Não se tratando de uma entrada directa (já estava nas Relações Sombrias), conseguiu por mérito a inclusão na página principal d'A Sombra. É que começo a ir lá mais vezes...
Os demónios...



E, last but not the least... Sophia's. Às vezes as primeiras impressões são marcantes. Foi o que me aconteceu com o blog da Sofia. A primeira imagem que lá vi disse-me (quase) tudo. E fui voltando. E voltando. Depois a página 115 do Poesias Completas de Alexandre O'Neill... Mas a cerejinha foi o "sr. Rui". Pronto. Rendi-me.
Acho que me perdi na tradução. :)


E agora os blogs que passam a integrar as Relações Sombrias, junto com os que referi acima, que descobri recentemente e me ficaram na retina:

O Atento, de Manuel Gomes, que é isso mesmo; o Espumadamente, onde o Espumante convida a visitas demoradas (e de flute na mão!); O Homem do Leme, de João Melo Alvim (com que simpatizei de imediato - o Leme, na Foz, era a minha praia de infância!) que conseguiu captar-me (muito) para além do título e, finalmente, o Tempo Suspenso, de Pedro Nogueira, com quem partilho a paixão da sétima arte.

Agora as más notícias:

A Ana Anes "adormeceu" o seu Um Blog de Ana Anes. Espero que acorde em breve.
O Little Black Spot está em Stand-by, mas não adormecido! Calamidade! Aguardemos.

E pronto.
Também os Arquivos Completos d'A Sombra estão actualizados.
Apenas o Cinema para Indígenas está mal. Não consigo chegar lá e já estou em falta com quatro filmes... Miséria!

Um abraço a todos e bom trabalho.
RS

6 comentários:

  1. Amigo Rui:

    Estou francamente cansado. Mais do que o habitual. Mas essa história é longa o suficiente para não me debruçar sobre ela. Cheguei a casa há pouco com trabalho por realizar. Espreitei o Caderno de Corda e, de seguida, a Sombra, antes de iniciar empreitada. Recuso-me igualar o elogio ou sequer responder-lhe. Tal reflexo diminuíria as tuas palavras, assim como as minhas, se as articulasse proferindo o que penso deste blogue. Digo apenas que já me sentia honrado quando nas Relações Sombrias cintilava tenuemente o link para o Caderno de Corda. A Sombra é, como já havia dito, um blogue necessário. Mas estou a resvalar inevitavelmente para o elogio que não queria tecer, por me saber agora incapaz de fazer justiça às palavras que gostaria de justamente dedicar. Resumindo, é uma honra, Rui.

    Um abraço fraterno

    ResponderEliminar
  2. Davi Reis:
    O mesmo digo, caro Davi, mesmo caindo na armadilha da retribuição em cadeia, que aqui pouco significa, pois todos quantos escolho mereceram a minha atenção e, quase sempre, simpatia. Cada um é especial a seu modo e tu conquistaste o teu lugar. Não foi "dado"; foi ganho.

    Um abraço amigo,
    RS

    ResponderEliminar
  3. Muito bom dia Rui. Como sabes sou um novato nestas coisas da blogosfera, mas já estou completamente viciado nos blogs, pois gosto muito de ler. Podendo juntar o gosto pela leitura ao grande prazer que é ler algo inteligente, então temos algo que se torna impossivel não querer fazer. É isso que acontece neste blog.
    Quero agradecer-te os links aqui presentes que já me permitiram descobrir novos blogs fantásticos, que quando tenho tempo vou visitar.
    Agora gostava que me permitisses a ousadia de propor uma visita a um blog que descobri recentemente, e que, do meu ponto de vista é fantástico, pois contém fotografias fabulosas da minha cidade e também história dessa mesma cidade. O blog é cidadesurpreendente.blogspot.com
    Um grande bem haja pelos momentos de descontracção no meio do dia de trabalho, que este teu blog me permite.

    Um grande Abraço,
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Outsider:
    Caro Nuno,
    Por mais que alguém que faz um blog diga que não lhe importa se é lido ou não isso não se torna verdade. O objectivo de quem faz um blog é ser lido, partilhar ideias, contactar com outros. N'A Sombra, esse objectivo é plenamente atingido, pois não se trata de bater recordes à la Pacheco Pereira, mas sim de saber que existe contacto, que o que escrevo importa a alguém - nem que seja uma só pessoa. Surpreendentemente para mim, já muito mais que uma pessoa opta por repousar a esta sombra, de vez em quando, mas sentir-me-ia igualmente satisfeito se fosse visitado e acompanhado por uma só das que hoje sei me acompanham, qualquer que fosse.
    Obrigado pelas tuas palavras e pela sugestão do Cidade Surpreendente, de Carlos Romão. Nasci no Porto, cresci vendo-o crescer do alto da Serra do Pilar e, finalmente, a ele regressei para morar no seu coração a que o meu pertence. Em breve darei conta deste excelente espaço com o merecido destaque. Uma vez mais obrigado.

    Bom dia e bom trabalho, Nuno.
    RS

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela distinção e pelas palavras simpáticas. Tenho andado um pouco arredado da net, por variadas razões, mas vou voltar a 100% em breve. E esta "casa" é sempre um lugar que visito com prazer e interesse.

    Um abraço

    Samurai ( Eheheh )

    Ps- os conhecimentos demonstrados no quiz do Payen foram assombrosos. Temos aqui alguém que gosta de aeronáutica?

    ResponderEliminar
  6. Sá Morais:
    Nada a agradecer, amigo. E espero o regresso a 100% para breve do Ideias Fixas.
    Quanto ao Payen, sim, temos fanático por aeronáutica (sorriso) - ao ponto de ter tentado a entrada na Academia da Força Aérea (há um milhão de anos atrás; uma história muito comprida), mas o Flecha Voadora foi um desafio! Afinal, só um foi construído!

    Um grande abraço,
    RS

    ResponderEliminar