quinta-feira, junho 22, 2006

Cruzes Canhoto!








Ao que parece, o exame de Português do 9º ano foi fácil. Nem Camões nem Gil Vicente. Parece que "saiu orações", como disse um aluno ao jornal Público (edição de hoje).
Mas o melhor foram mesmo as cruzes!



Parece é que, mesmo com cruzes e orações, os resultados não serão grande coisa. Certo é que se verifica como normalíssimo o uso do sistema de respostas múltiplas, ou de "cruzinhas", em exames de Língua Portuguesa. É assim como o totoloto. "A gente" põe lá a cruz e reza.
Atrevo-me a sugerir à nossa ilustre ministra da Educação que use este método a 100% e lhe junte a componente do jogo de forma explícita, isto é, a pagar. Uma espécie de loto; o "escoloto", se quiserem. O "escoloto" joga-se assim: cada aluno pode escolher as cruzinhas que entender, desde que as pague; por exemplo a um euro cada "cruzinha". O nível de aproveitamento escolar dispararia para o topo da lista da UE e o ministério arranjava uma dotação suplementar digna de respeito.

É claro que nem todos poderiam pagar o número de apostas, perdão, de respostas necessário para garantir o prémio, desculpem, a aprovação, mas os exames sempre foram assim, não foram? Nem todos têm o mesmo crédito, quero dizer, o mesmo mérito.
(Hoje a boca está a fugir-me para a verdade! Bolas, bolas, bolas! - Eu não digo!)

Rui Semblano

nota post(erior):
Uma deficiência técnica no formato da imagem desta entrada impedia a sua visualização correcta.
Problema resolvido.

12 comentários:

  1. Que chatice que no meu tempo não havia destas coisas. Eu até tenho sorte... conhecimentos, e acertaria nas cruzes certas. Uma observação, um Euro? Não não, acho que se usarmos uma escala de 0 a 20 podíamos fazer algo de muito melhor, subir o preço de o numero de cruzes exponencialmente, aí sim, o país saía do buraco.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez se comprovará que a sorte não é uma grande ajuda.

    ResponderEliminar
  3. Ehehe! Gostei de ler este post! A boca estava-te mesmo a escapar para a verdade! E a verdade é que as cruzinhas ( à la USA ) impedem que hajam mais chumbos e o insucesso escolar é ( infelizmente ) o Santo Graal do nosso sistema de ensino. O que interessa são essas percentagens! Mesmo que se passem de ano e em exames verdadeiros burros que nem o seu nome sabem escrever! ( Isto não é exagero, é real! ) É que assim a malta nem precisa de escrever! Qualquer analfaburro pode passar por sorte, tipo totoloto. Para quê escrever? Se estes miúdos já só escrevem tipo mensagens de SMS? É assim! E viva a sorte! Porque o mérito, em Portugal, nunca é recompensado...

    abraço!

    ResponderEliminar
  4. HA HA HA! Fantástico post Rui. O Escoloto. Muito Bom. Já me fartei de rir.
    É lamentável um exame de Português com cruzes... Continuamos na boa senda de termos universitários que não sabem escrever Português. Não sabem que acentos colocar e dão erros ortográficos. Acho inadmissível uma pessoa que vai para a universidade, ou que sai da universidade, não saber escrever Português. Atenção, não estou a defender que temos de ser todos uns virtuosos da escrita, nada disso. Eu nunca tive muito jeito para escrever, mas esforço-me por escrever correctamente e, assim sendo, abomino os "x" e os "k" que vão surgindo nas conversas de sms ou de chats, que os nossos jovens e crianças estão a tomar como escrita correcta. Isto é muito mau para a nossa língua.
    Sempre que escrevo qualquer coisa sai-me tudo muito resumido e compacto(como já deves ter reparado), ao contrário de ti não tenho o dom da escrita. Apenas defendo que devemos saber escrever Português correcto, pois afinal é a nossa lingua, e que diabo, se temos orgulho em ser Portugueses, temos que ter orgulho na nossa língua, logo, há que a defender!! Temos que melhorar o ensino do Português e não é com cruzinhas que lá vamos.
    Um Abraço,
    Nuno

    ResponderEliminar
  5. Organic Matter:
    Como disse, não há limite! A ministra que ponha aqui os olhinhos! (hehehe)

    Um abraço,
    RS

    Pedro M. Rocha:
    Tem toda a razão. Mas isso é secundário. Já estou mesmo a ver a Maria de Lurdes com a calculadora em punho. "Ora bem, 12 cruzes por pergunta a 20 perguntas dá... bom, é fazer as contas."

    Bem vindo a esta Sombra, Pedro.
    RS

    ResponderEliminar
  6. Sá Morais:
    O que parece ser evidente para nós (a ausência da própria escrita num teste de língua portuguesa) não parece ser minimamente estranho aos iluminadinhos do MinEdu. E isso é bem elucidativo do tipo de gente que nos (des)governa.

    Até breve, caro Samurai.
    RS

    Outsider:
    Tanto o Sá Morais como tu falam dos SMS's e da "novilíngua" - para usar um palavrão Orwelliano - que lhe é própria. É interessante verificar como os próprios professores (não todos, mas alguns e não poucos) não se revoltam contra este uso da linguagem, antes a tomando como um sinal dos tempos e de, pasme-se, evolução. Para esta gente, trata-se de abreviar, mas quando se escreve "acabar" como "akabar", a única coisa que se abrevia parece ser a inteligência.

    Um abraço, e bom S. João!
    RS

    ResponderEliminar
  7. Bem mais uma vez concordo com tudo! É vergonhoso! Escolha multipla em Português ? Bem eu na minha altura o exame foi dificilimo a comecar com Alvaro de Campos na sua terceira fase (bucólica) uma fase que demos apenas duas aulas disso... foi um dos exames mais dificeis que houve. Eu passei no exame. Cada vez vejo mais facilidade para os alunos e cada vez menos sucesso. Em relação a essa lingua das sms e do messenger sou completamente contra como disse o meu irmão uma coisa é abreviar tipo ctg(contigo) ou tb(tambem) etc.. algo desse genero que por um lado não é bom mas são apenas abreviações! Agora tipo poiX e Xou e etc... era so dar-lhes chapadas para aprenderem. Ja cheguei a receber uma mensagem que nao percebi nada porque era so Xs pelo meio.

    Abraço a todos e bom S.Joao! Com muita rega! :D

    ResponderEliminar
  8. Amigo Rui, hoje só dá para festejar e gritar por Portugal.

    Haja coração que aguente jogos destes.

    Que venham os ingleses.

    VIVA PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  9. Fabuloso! Se em 2001/2002 a minha nota no Exame Nacional de Lígua Portuguesa parecia ridícula quando comparada com a nota de secundário (passando de um 11 "near fall" no último para um poético 17 no primeiro), agora então engasgo-me nas gargalhadas... Mas pensando bem, para que interessa saber falar e escrever Português? Desde que "a malta" ganhe uns trocos no euromilhões e afins... A próxima melhoria no sistema passa pelo exame de matemática no qual os alunos terão de unir os pontos para formar uma equação (pensou-se em sudoku mas a dificuldade seria excessiva).

    ResponderEliminar
  10. dml:
    É exactamente como dizes; cada vez mais fácil e, paradoxalmente, cada vez mais gente a ter resultados vergonhosos.
    É por essas e por outras que quando alguém como o Scolari diz algo como "este era o jogo mais importante que tínhamos hoje" ou "espero que os jogadores não exagerem nas drogas e no álcool" já ninguém reage - embora este tenha a desculpa de não ser português. É normalíssimo.

    Um abraço,
    RS

    PiresF:
    Claro que vi o jogo e claro que me impressionou o fair-play exibido pelos holandeses de cabeça perdida. Aquele árbitro não existe... Quanto à sociologia, bom, bastaram os comentários do tipo "é compreensível" perante algumas palhaçadas dos nossos jogadores para passar tempo ou faltas bem feias, como a cabeçada do Figo ou o que deveria ser o segundo amarelo a Costinha, que entrou à perna do adversário e não à bola, que já ia longe. Aliás, mal isso sucedeu, o Scolari devia ter percebido que a sua expulsão era uma questão de tempo e ter agido de imediato. Mas como se ganhou (e bem) o jogo, o homem é bestial. Enfim...
    Como dizes, venham os ingleses. :)

    Até breve,
    RS

    J.R. Cruz:
    Realmente, o Sudoku seria pior que o soneto, ou melhor, que a equação! O que mais me assusta é a quantidade desta gente que já está no mercado de trabalho e, alguns, em hospitais e gabinetes de arquitectura ou engenharia civil... O futuro promete.

    Um abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  11. Pois é... e já vamos conhecendo alguns. Confiantes sem dúvida, mas nada acrescentam, aliás, acrescentam algumas teorias e respostas do mais parvo que há.

    Quanto ao futebol, concordo contigo ponto por ponto.

    Bem amigo, parece que continuas sobrecarregado de trabalho e sem muito tempo para o blog, mas isso, parecendo à primeira vista mau, é bom.

    Haja trabalho.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. PiresF:
    Caro Pires,
    É como dizes. O regresso a 200% ainda não aconteceu, mas está quase. E, claro, não é por estar satisfeito com a progressão de Portugal no Mundial que deixo de me angustiar com os inúmeros problemas que Portugal tem para resolver - como tu também, penso eu.

    Um abraço e até breve,
    RS

    ResponderEliminar