sexta-feira, setembro 01, 2006

A partir de dia 11...


Setembro chegou.
E o prometido é devido.

5 perguntas
5 anos depois.



.... 555 (click na imagem acima para o índice da série)

A partir de 11 de Setembro e até 15 de Setembro de 2006, A Sombra vai fazer CINCO perguntas sobre o ocorrido há CINCO anos. Nesse espaço de tempo, não foram dadas respostas claras e convincentes para nenhuma delas.

Não espero encontrar essas respostas nas caixas de comentários dessas cinco entradas, nem as tenho eu mesmo. Não vou tentar responder-lhes, nem de leve, pois não teria como provar cabalmente essas respostas. A verdade é que estou farto de hipóteses. Tão farto de hipóteses como os que, ao longo destes cinco anos, não resistiram a elaborá-las como fruto das suas investigações.

Investigar é algo que compete às autoridades.
O livro onde supostamente se encontram as conclusões da comissão nomeada para investigar o 11 de Setembro de 2001 não fornece uma única resposta clara e convincente para o que sucedeu nesse dia. Eu sei. Estou a olhar para ele. Já o li diversas vezes. Nada.

Se faço estas perguntas é porque não tenho as respostas.
Se as exijo é porque continuo a sentir-me nova iorquino. Porque já estiveram militares portugueses no Iraque, ainda estão no Afeganistão e seguirão em breve para o Líbano.
Hoje, mais de 60% dos habitantes de Nova Iorque manifestam-se insatisfeitos com as conclusões da comissão que investigou o 11 de Setembro de 2001.

Por tudo isto me sinto hoje mais nova iorquino do que nunca.
E exijo respostas.



Dimitri Shostakovitch - Jazz Suite n2, Waltz n2

Andam todos com os olhos bem fechados... É altura de os abrir.

Rui Semblano

2 comentários:

  1. Fico a aguardar com ansiedade essas perguntas... De facto há muita coisa por explicar nesta história, como por exemplo se caiu ou não um avião no Pentágono... Bom, mas aguardemos pelas perguntas para depois comentarmos.
    Um grande Abraço,
    Nuno.

    ResponderEliminar
  2. Outsider:
    Estou a ver que estás em pulgas! (hehehe) Dia 11 é já depois "de amanhã". Estou a preparar as entradas e as imagens.

    Espero que tenha tanta aceitação como a iniciativa do terceiro ano sobre a invasão, "An illegal War Journal". Tal como ele, ficará disponível com index na coluna da direita. Mas lá chegaremos.

    Mas A Sombra não pára, que agora tenho de tirar um pouco de corda ou vou partir todo! (hehehe)

    Abraço,
    RS

    ResponderEliminar