segunda-feira, outubro 30, 2006

Jogos subversivos.



Sobre a "liberdade para copiar" e o MST, surge
um novo desenvolvimento: o blog que acusava
o autor de plágio eclipsou-se e, com o seu exacto
URL surgiu um outro que só diz maravilhas do
"Equador" e de quem o escreveu. Além disso, um
novo blog, que reproduz o apagado na perfeição,
surgiu "do nada", sem grandes explicações.
O seu URL é o original vezes dois.

Conclusão: o blog original foi pirateado por quem
tinha interesse em "calar" a denúncia? Errado.
Pensem outra vez.



Inicialmente, este desenvolvimento assustou-me, pois isso significa que alguém poderia apoderar-se d'A Sombra e mandar tudo para o galheiro (o que me daria um trabalhão a remediar, pois apesar de ter tudo guardado, a trabalheira de editar de novo um blog deste tipo nem a quero imaginar!), sendo o maior problema o roubo do meu URL e indicativo original (A Sombra); de algum modo, não me soa bem "asombraasombra.blogspot.com".

Escrevi ao Blogger a denunciar a situação, a ver o que os rapazes descobrem. Não sei se me vão dar importância, mas estou à espera. Afinal, são os que melhor posicionados estão para descobrir a careca em causa. Mas depois pensei: "E se fosse eu o autor do tal blog marado?"
Bom, aí mudou tudo de figura. You see, subversion is my game.

Dada a reacção de Miguel Sousa Tavares e o impacto reduzido que a coisa começava a ter, pois a acusação de plágio não tem ponta por onde se lhe pegue, aproveitar a impressão negativa que a resposta de MST provocou (da paulada à soberba) era fundamental.
Ora para criar ainda mais "alergia" ao homem, nada melhor que o acusar de ter apagado o blog que o difamava (a paulada), não se contentando apenas com isso, mas substituindo-o por um outro, com o mesmo endereço, que só tem elogios a fazer à obra e ao próprio (a soberba).
É que, de facto, quem tem mais meios e conhecimentos para apagar um blog e substitui-lo por outro no mesmo e exacto endereço é... o seu próprio autor. A manobra seria brilhante, não fosse tão óbvia (e o Blogger tão seguro).

Para um hacker decente, piratear um blog pode ser brincadeira de crianças, mas esta atitude não é condizente com MST. É algo soft de mais e o backfire ser-lhe-ia evidente. Com ele, é mais paulada, mesmo. Por isso descansem. Para além de vocês mesmos, poucos poderão apagar os vossos blogs e, desses poucos, muitos estão do vosso lado (ainda que não pareça).

Rui Semblano
30 de Outubro de 2006


nota:
Apercebi-me disto via Instante Fatal e, depois, pela mão da Cat, via Aspirina B (o seu post Quem lixou o "Freedom"?, por mais inocente que seja, presta um bom serviço a este tipo de manobras subversivas).

O Jolly Roger foi adaptado de "Wicked Sunshine" por Jason Carswell. ;)

6 comentários:

  1. Tanto o blog como os comentários (até ao passado dia 27) estão guardados no Apdeites.
    Dentro de alguns (12?) dias, quando o "bot" da Google passar o endereço do blog a pente-fino, o "cache" que lá está irá desaparecer em definitivo, sendo substituído pelo conteúdo actual.
    1. Post do Apdeites sobre o assunto.
    2. Cópia do FreedomToCopy guardada no Apdeites.
    3. Comentários do FreedomToCopy guardados.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha conhecimento de toda esta movimentação, e estou lixado por o livro em causa, o tal plagiado, não estar disponível em Portugal.
    Acontece, que muita gente está a comer o que o tal blog afirma, como sendo verdade, de tal forma, que chegámos ao cúmulo, de pormos em causa a palavra do MST, contra a palavra de alguém, que até agora ninguém conhece.
    Ainda se o tal blog, mesmo anónimo, fosse conhecido da blogosfera e nos tivesse de alguma forma, criado hábitos de ali se encontrar racionalidade, a coisa seria diferente, agora, dar crédito como o fizeram alguns jornalistas a alguém que pode estar a gozar com tudo isto, não lembra a ninguém.

    Até que me demonstrem o contrário e para isso só com o plagiado na mão, ou na mão, de alguém com crédito na blogosfera, estarei ao lado do MST.

    Abraço.

    PS: E link para esse tal blog, não farei de forma alguma. A coisa cheira-me a marketing.

    ResponderEliminar
  3. Say no more. Mas parece-me que este é mesmo o único raciocínio possível. Há com cada fdp...

    ResponderEliminar
  4. PiresF:
    O facto de "Freedom at Midnight" não se encontrar disponível é muito conveniente, de facto.
    O Miguel está ao ataque, um pouco bacocamente, contra tudo e todos os que se mexem na blogosfera. Não lhe fica bem, mas não é por isso que vou ficar contra ele, nesta questão.

    Também nunca coloquei ligações para os blogs em causa. Era só o que faltava. Já sabes como "adoro" anónimos e como não os confundo com pseudónimos estabelecidos.

    Grande abraço,
    RS

    João Melo Alvim:
    Parece-me lógico, se não óbvio, mas não deixa de ser apenas uma hipótese. De qualquer modo, parece-me muito rebuscada a versão que aponta um aproveitamento de MST do URL original do difamador anónimo, mesmo via a sua editora.
    Isto cheira cada vez pior...

    Abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  5. JPG:
    Desculpa só agora aparecer o teu comentário (e esta resposta), mas estava "perdido" no moderador do Blogger e não me chegou via e-mail (acontece, às vezes).

    Obrigado pela informação.
    Abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  6. o homensabede tudo porrada, politica,lixo, po, alfaiates, tintas, futebol, merda etc. e ta a ganhar on.

    ResponderEliminar