quinta-feira, outubro 05, 2006

Plagius Maximus

...


So it begins...




The Police - Shadows in the Rain

A verdade.
Mas o que é isso? O que lemos nos jornais?
O que surge no topo de cada lista de resultados do Google?
O que aqui se escreve?





A verdade está por todo o lado.
O uso de "V" como anúncio desta "campanha" pela verdade não acontece por acaso, embora pareça antecipada por um mês... Remember, remember the 5th of November... E também não foi por acaso que o actor escolhido para nesse filme desempenhar o papel de High Chancellor fosse John Hurt (o mesmo que representou um papel diametralmente oposto em "1984", filme de Michael Radford estreado em... 1984).

Os artistas usam a mentira para revelar a verdade.
Os políticos mentem para a esconder.


Fazer de um simples plágio de um blog como o
Caderno de Corda uma causa, uma demanda pela verdade, poderá parecer algo exagerado. Talvez. Mas o Caderno de Corda é A Sombra. É o Blasfémias e o 100nada. É o Outminder e o Espreitador. É o Abrupto e o Paredes Brancas. E o processo indigno de que se socorreu alguém na RTP ao usurpar o trabalho de Davi Reis não é insólito. Os que não sabem do que falo podem inteirar-se aqui.

Existe muita informação a circular no planeta, mas que nunca se diga ser demasiada. Aos que argumentam que a sua quantidade apenas serve para esconder a verdade, eu respondo que, mesmo escondida, prefiro que viaje pelo mundo à espera que a descubram, a que fique fechada num museu, num cofre ou num cofre de um museu, onde ninguém a descobrirá.
Dois mais dois nunca serão cinco.
A verdade é. É para além de tudo.
Vejam.
Com "V" maiúsculo.


Rui Semblano
5 de Outubro de 2006 (um mês antes...)

O texto que se segue é publicado em simultâneo pel'A Sombra e pelo Caderno de Corda, mas eu decidi fazer esta introdução sombria antes de o divulgar. Aos que decidirem juntar-se a nós no próximo domingo, quando será dado o primeiro passo, os meus agradecimentos.

--- start ---

Comunicado

Aquilo que escolhemos, enquanto bloggers, partilhar com o mundo, poderá sempre ser usado por terceiros, interessados nessas ideias. Mas é errada a não atribuição ao autor ou, pior, a tentativa dissimulada de fazer com que as ideias pareçam decorrer do pensamento de quem meramente as transcreve.

A citação e o plágio podem tornar-se difíceis de discriminar na blogosfera, mas a quantidade de meios ao dispor dos utilizadores desta maravilhosa "janela" permitem estar a par do que se passa nos recantos mais longínquos da teia... ou mais próximos.
Recentemente, o Caderno de Corda viveu a desagradável experiência de ter visto transcrito, ipsis verbis, na página da RTP na Internet, um texto seu. No entanto, nada junto dessa transcrição o fazia crer, ou seja, para todos os efeitos, o texto seria da autoria de algum funcionário da RTP...
O protesto que Davi Reis fez chegar ao Provedor do Telespectador, Paquete de Oliveira, ficou sem resposta. Pensamos que, enquanto bloggers, esta situação diz respeito a todos. Nesse sentido, propomos o envio ao Provedor de um e-mail com um texto padrão, a publicar oportunamente n'A Sombra e no Caderno de Corda, pedindo uma resposta sobre esta matéria, isto é, perguntando-lhe se não considera importante a sua mediação numa situação com esta gravidade, a ponto de não se dignar responder ao lesado.

Caso não obtenhamos resposta oportuna, deveremos tomar outras medidas, das quais falaremos então. Os leitores da blogosfera, mesmo não sendo bloggers, podem e devem juntar-se a esta campanha. Não suportaremos em silêncio este tipo de roubo de propriedade intelectual, especialmente se com fins lucrativos.

Ao publicarmos o texto, daremos conta do procedimento para que a acção seja concertada e tenha o impacto máximo. Não importa se 2, 6 ou 100 pessoas irão aderir a esta iniciativa. Importa sim mostrar a nossa indignação a uma estação que tem por finalidade servir o público e não roubá-lo.

--- stop ---

nota:
Esta iniciativa é tomada em conjunto com o Caderno de Corda. Ver AQUI.
...

15 comentários:

  1. Bem... contando comigo, já somos três.

    V

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. PiresF:
    Tinha o pressentimento que ias ser o primeiro, amigo Pires.
    Estava certo!

    Obrigado.
    RS

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo
    Podes juntar mais um ao rol...
    Estamos 100% com a iniciativa (como aliás já te havia dito).
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Apobo:
    Sim, já o sabia, mas obrigado por o teres manifestado aqui.

    Um abraço, Cerveira.
    RS

    ResponderEliminar
  5. Meus amigos, nem é preciso dizer... Podem contar comigo para o que for preciso!!! Mais um!

    V

    Um Abraço,
    Nuno

    ResponderEliminar
  6. Outsider:
    Nem seria de esperar outra coisa de um "outsider"! Obrigado, Nuno.

    Abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  7. Rui, tomei a liberdade de publicar este comunicado no meu blog de forma a publicitar esta iniciativa para o dia 8. De certeza que vamos conseguir criar um grande impacto.
    Um Abraço,
    Nuno

    ResponderEliminar
  8. Outsider:
    De novo obrigado, Nuno.
    Todos, não seremos demais.

    Abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  9. Davi Reis:
    Caro Davi,
    Cá estamos, na luta!
    Domingo se verá.

    Abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  10. Companheiro Rui,

    já deram por "ela". Eliminaram o texto plagiado, mas mantiveram a página.

    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  11. Davi Reis:
    Como sabes, o objectivo desta iniciativa não é anulado pelo facto de retirarem o teu texto da página, pois nada te disseram sobre o assunto.
    A resposta que pretendemos não é dada pelo varrer da "coisa" para debaixo de um qualquer tapete.

    A luta ainda não começou, amigo.
    Mas é bom saber que já sentiram algo no ar. A ver vamos o que nos dirão.

    Grande abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  12. Contem comigo! Têm pelo menos aqui uma voz chata "c'ma potassa"!

    À luta!

    ResponderEliminar
  13. O Monarca:
    Realmente, bem me pareceu ver os pavilhões reais avançarem para a primeira linha.
    Domingo será.

    Abraço e obrigado,
    RS

    ResponderEliminar
  14. O fenómeno dos blogs teve e tem um impacto profundo na actual sociedade da comunicação. Abriu-se finalmente um espaço de comunicação que permite a todos quantos desejarem, escrever, comentar, partilhar, criar. Há espaço para tudo e para todos. O caso de plágio da RTP ao Caderno de Corda abre um debate acerca da protecção dos direitos autorais dos blogers. Afirmo a minha total solidariedade para com este movimento. Contem comigo.

    Fabrícia Pereira

    ResponderEliminar