sábado, julho 05, 2003

Blog de gauche à Paris

Enviado por:
Fabien - fabien.jeune@clix.pt

--início de citação--

Lido no Blog de Esquerda:

REGRA N.º 4 PARA CONDUZIR EM PARIS. Se o máximo de adrenalina que já experimentou, em termos de condução automóvel urbana, foi atravessar a Praça Marquês de Pombal em hora de ponta, pense duas vezes antes de se meter no caos da Étoile. A Étoile é aquela praça gigantesca onde se ergue o Arco do Triunfo (com o nome de todas as batalhas ganhas pelos franceses, na era napoleónica), mesmo ao cimo dos Champs Elysées, no ponto de confluência das avenidas desenhadas a régua e esquadro no tempo de Haussmann. Como diriam os brasileiros, circular ali é barra pesada, só ao alcance de um Fangio táxista com muitos anos de praça.
(...)
Por isso, se quiser saber o que é conduzir no Cairo, sem ter que passar pelo Egipto, já sabe: é só atravessar a Étoile. E caso chegue ao fim ileso, prova inequívoca do seu sangue-frio e perícia, dê graças a Deus. Ou a Alá. Ou a quem quiser. Porque sair dali com o carro intacto não é um feito menor. Aliás, todas as lojas de “souvenirs” deviam vender t-shirts a dizer qualquer coisa como: «Atravessei a Étoile e sobrevivi». Eu, por exemplo, comprava logo uma.

posted by José Mário at 15:25

O meu comentário, ainda incrédulo:

O Marquês sempre foi um jogo de crianças, assim como a Étoile comparada com a Rotunda da Boavista ANTES dos semáforos.
Comentário do autóctone que ia no lugar do morto uma das muitas vezes que cruzei a Étoile a conduzir:
"Fabien, t'es un chef!"
Um conselho aos principiantes na condução em Paris: ignorem os "escuteiros" munidos de apitos e a esbracejar. O gendarme parisiense, se levado a sério, sente-se mais insultado que se abrirem o vidro e lhe gritarem qualquer coisa como "baise ta mére!"
Perdoem a partilha da experiência, mas ainda estou siderado com os posts do José Mário, directamente da cidade das luzes. Ao lê-los, sinto-me como quando revejo o "Texas Chainsaw Massacre" com alguém que nunca o viu. É sempre extasiante.

Fabien

--fim de citação--

Este visitante do Blog de Esquerda ficou "siderado" e parece que com razão.
Numa altura em que Portugal assiste de braços cruzados ao pior período do pós-25 de Abril desde o PREC, os bloggers do Bloco (ou serão "Bloguistas"?) brindam-nos com diários de férias no estrangeiro.
Isto dito, ainda me custa a crer que não haja uma coluna no Público denominada "Só em Portugal". Teria mais sucesso que a actual "Only in America".

Valha-nos Marx... (Heresia por heresia...)

Sem comentários:

Enviar um comentário