sexta-feira, setembro 08, 2006

Monami





Panorâmica do café Monami...
Hoje.


Quantas horas, quantos dias... Quantos anos passei eu neste café?
Também aqui cresci, a dois passos da minha Alma Mater liceal, o Colégio de Trancoso, mais conhecido por Colégio de Gaia. Era um daqueles sítios onde sabem o nosso nome e o que costumamos tomar. Um café "café", com o seu engraxador, o seu vendedor de cautelas, o seu quiosque, o balcão, os seus recantos e encantos...

Aberto até às duas da manhã, era aqui que começavam invariavelmente as noites longas dos meus vinte anos. Aqui começaram também viagens de férias e terminaram outras. Aqui começaram amizades, terminadas em outros lugares ou em lugar nenhum. Aqui começaram romances... Aqui fumei o meu primeiro cigarro "em público". Aqui estudei e desenhei e escrevi.
Deus, muito escrevi aqui!...

Ao terminar o Colégio, fui ficando mais longe, regressando a espaços. Agora, apesar da fachada quase inalterada e do velho neon cujas cores dividem o nome Monami em "meu amigo", o lugar mudou muito, mas o ambiente conserva ainda alguma da sua magia e, para mim, será sempre o Monami.
Ainda no final do mês passado, quando está fechado para férias como todos os anos, ia a passar e, vendo a porta aberta, entrei. Era apenas alguém que organizava o serviço do quiosque para a reabertura próxima.
"Ainda não está aberto", disse-me. Eu sabia, mas aquela porta aberta fez-me entrar sem pensar. Sorri. Parece ontem. E ontem parece hoje, às vezes, quando aqui estou a escrever e levanto os olhos e vejo o Chico ou o Zé. Apesar dos seus cabelos brancos, estão na mesma. E é como se os visse há vinte anos, a engraxar os sapatos de um cliente ou a vender a sorte grande.

Setembro. Agosto acabou.
Ao sair, cruzo-me com o sr. Armando, a quem sorrio e cumprimento. Está na mesma.
O tempo parece não passar, mon ami...

Rui Semblano
7 de Setembro de 2006







Paul Simon - Still Crazy After All These Years

nota post(erior):
Para onde foram os últimos 25 anos?
Alvíssaras a quem os devolver.

2 comentários:

  1. As memórias, Rui. Ah! As memórias!

    ResponderEliminar
  2. António:
    Para onde foram os últimos 25 anos?... Alvíssaras a quem os devolver...

    [esta vai para nota Post(erior)]

    Um grande abraço e um bom fim-de-semana!
    RS

    ResponderEliminar