terça-feira, outubro 24, 2006

Artistic Impression...

Por sorte, lá descobri uma casa que comercializa a marca Liquitex.
(Isto da Diane começa a funcionar!)


Trabalhar com os mesmos acrílicos durante anos e vê-los desaparecer de um dia para o outro é uma experiência transformadora! A Winsor & Newton, apesar de ser uma marca sólida, já não é fiável em termos de continuidade - não por ter diminuído a sua qualidade, mas porque, na Europa em especial, o Photoshop matou o aerógrafo (muito mais que o video matou a rádio!).
As linhas dedicadas à aerografia começaram a desaparecer nos anos 90 (a linha Designers tinha acrílicos diluídos fantásticos em permanência e luminosidade - e tenho tintas ainda perfeitas dessa série) e cada vez mais se torna difícil conseguir material específico para esta técnica em Portugal. Agora desaparece a Finity Concentrated... Permanece a Finity normal, pastosa. Bye bye...

Não surpreendentemente, o fornecedor que arranjei não é representante da Liquitex e nem tem a tinta que preciso (Soft Body), mas arranja-a em 3 dias. Quanto ao distribuidor... Adivinharam. Está em Espanha. Ainda assim, mesmo em Espanha, não têm os boiões que mais me convinham, mas venham lá os potes maiores e os tubos, que boiões vazios tenho eu muitos da W&N (isto de aproveitar tudo tem as suas vantagens!). O Aguiar já pode respirar...

Os eventuais interessados em acrílicos Soft Body da Liquitex podem encomendá-los na Araújo & Sobrinho, no Largo de S. Domingos, no Porto.


... nota: Na imagem, excertos das peças "Trotzdem"; "TWA" e "2L8?". Tudo em colecções particulares.

4 comentários:

  1. Esta não consigo aumentar, mas vi bem a outra que tens no link “Aguiar”.

    E que dizer… Sem favores ou adulações, direi simplesmente, que é um trabalho fantástico.

    E olha que eu até sei ver. (pelo menos, penso que sei).

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. PiresF:
    São pequenos excertos de Estantes Subversivas realizadas antes da "Kino", a ampliação já funciona (havia um erro no link) mas mesmo expandindo para full size são apenas pormenores (e de três peças).

    Nem te passa pela cabeça o que eu sofri estes últimos dias atrás de tintas equivalentes às que usava (ainda por cima a meio de um trabalho!). Vamos lá a ver se tenho o problema resolvido... Qualquer dia, para trabalhar, tenho de mandar vir o material dos EUA (a Liquitex é norte-americana) ou do Japão (a pátria por excelência do aerógrafo!). Talvez seja mais barato ir para lá trabalhar, mas... Nah.

    :)
    Abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  3. É pá, tu não me assustes... Estava a ver que o Aguiar não podia continuar a senda de trabalhos fabulosos por falta de tintas adequadas. Ainda bem que conseguiste resolver esse problema. É que eu ainda tenho esperança de um dia ter um quadro teu na minha sala. Vamos a ver é quando...
    Pires: Se gostaste de ver este trabalho no monitor, ao vivo ias-te passar. Eu fui vê-lo e estar em frente a ele é espectacular. Ao vivo é que conseguimos ver a mestria da obra.
    Já agora Rui, além das estantes, adoro os teus outros quadros como o que está no quarto do teu primo, que ainda no sábado passado tive oportunidade de apreciar.
    Continua com o teu magnifico trabalho. Na minha modesta opinião de leigo, acho os quadros fenomenais.
    Um grande abraço,
    Nuno.

    ResponderEliminar
  4. Outsider:
    Com esta fiquei "encabulado"!
    Obrigado, Nuno.

    :)
    RS

    ResponderEliminar