quinta-feira, setembro 04, 2003

Desatinos


PCP e Bloco de Esquerda
O outro lado da cegueira


Regressado de mini-férias, vejo que na "esquerda" nada mudou.
Já Augusto M. Seabra "me dizia" no Público de domingo último ("A mentira e a cegueira", p. 6, 31Ago2003) como fora triste a prestação de Miguel Portas no Diário de Notícias (21 e 28Ago2003), que perante o infame atentado contra a sede da ONU em Bagdad nada mais encontrou para dizer que o estafado "Yankees go home!".

Já quase a partir para as terras d'O Falcoeiro tinha lido no Público um artigo intitulado "PCP está contra a GNR no Iraque" (p. 9, 27Ago2003), em que é citada uma carta aberta dos comunistas a Figueiredo Lopes, protestando contra o envio da Guarda para o Iraque, alertando para a possibilidade de os 130 elementos destacados serem "um alvo natural da resistência patriótica" iraquiana. Nada como arquitectar um argumento pertinente de forma impertinente para o deitar por terra.

Pois hoje, no mesmo Público, Fernando Rosas assina um artigo intitulado "A intifada iraquiana" (p. 5, 03Set2003), onde nos brinda, entre outras barbaridades, com expressões como "onusinos", para definir os funcionários das Nações Unidas que pereceram no atentado em que morreu Sérgio Vieira de Mello.
Só o calibre do título diz tudo. Diz que Fernando Rosas não quer entender (ou dar a entender que entende) o que se passa no Iraque. E, claro, a solução é mandar os "yankees" e os "onusinos" (que termo bestial...) para casa e deixar que os iraquianos celebrem a liberdade "em paz", não se percebendo muito bem se tal significará ver Saddam sair de baixo de alguma pedra, assistir a uma guerra civil entre xiitas e sunitas ou qualquer outra coisa do género.

Definitivamente, confirmo o que já sabia muito antes das manifestações contra a invasão do Iraque em que participei e de alguns contactos mais próximos com elementos destacados do PCP e do BE: o melhor que esta "esquerda" pode fazer para ajudar a causa dos milhares (milhões em todo o mundo) que se batem pela paz e pela justiça no Oriente Próximo é ficar quieta e calada.
Nós agradecemos.

Parafraseando, livremente, uma frase do velho Independente, por altura da visita a Portugal de Mikhail Gorbatchov, ainda a Perestroika era uma miragem, e dos comentários que esse evento mereceu do Avante:
É por estas e por outras que a democracia em Portugal se deve construir não só sem esta "esquerda", mas contra esta "esquerda".

nota:
Para os que tentam "catalogar" A Sombra, esta entrada deverá criar alguns problemas. É que o pobre Ferro Rodrigues já nos mereceu honras de bombo de festa... Será desta que nos colocam no "F"? Hmm...

nota2:
Hoje, apenas à custa do meu inseparável Kuffiyeh, chamaram-me de "bloquista". Gentilmente, sorrindo, recusei a etiqueta (foi a primeira vez que me disseram tal coisa!). "E o senhor será?..." indaguei. A resposta veio pronta: "Católico e de direita!" Acabamos a cantar Bryan Ferry...
Foi interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário