quinta-feira, novembro 27, 2003

Lone Wolf and Cub


Há muito tempo atrás, escrevi sobre um guerreiro que encontrou uma criança num caminho de floresta. Permaneceriam juntos para sempre. Sempre estiveram juntos.

Graças ao Nuno (nuno1001@clix.pt), e aos seus comentários na entrada relativa a Kill Bill, no Cinema para Indígenas, encontrei outro guerreiro e outra criança: Ogami Itto e Daigoro. O Lobo Solitário e a sua Cria. É uma série de BD nipónica já velha de mais de trinta anos (foi editada inicialmente em 1970) passada no Japão do século XVII, em pleno Período Edo (1603-1867), após o Sengoku Jidai, o Período do País em Guerra (1475-1615), durante o qual o clan Tokugawa consolidou o domínio que haveria de manter por 250 anos, até à modernização do Japão.

(Curiosidade: o filme que aguardo mais ansiosamente, junto com o Return of the King, é The Last Samurai, de Edward Zwick, que retrata a última tentativa de ascensão da velha ordem: a revolta Satsuma, liderada por Saigo Takamori, em que o seu exército de Samurai foi esmagado pelas modernas tropas do novo exército imperial, em 1877.)

O Lobo Solitário e a sua Cria começam a ganhar espaço nas minhas estantes; uma tarefa de respeito e que arrisca tornar-se longa, pois trata-se de uma colecção de 28 volumes, cada um composto por vários episódios. Lidos os dois primeiros, já nada há a fazer a não ser arranjar todos os outros. Já não me viciava assim numa BD desde a saga do Incal, de Moebius e Jodorowski. Felizmente, todos os volumes de Lone Wolf and Cub estão já editados, pelo que a agonia da espera pela edição de novas aventuras (o Incal demorou anos a fazer...) será substituída pela frustração de não poder gastar de uma só vez os muitos euros necessários para comprar a totalidade dos livros. Em compensação, é como se estivessem a ser editados, pois a aquisição de um ou dois de cada vez aguça o apetite pelos próximos. :)

Ao Nuno, o meu obrigado pela introdução ao mundo de Ogami e Daigoro.
Domo arigato gozaimashita, Nuno-san.


Lone Wolf and Cub
de Kazuo Koike e Goseki Kojima
Dark Horse Comics

Impressão das pranchas invertida (latina)
Legendagem em inglês e japonês
Início de publicação desta edição em 2000



nota:
Curiosamente, a primeira vez que vi uma referência a Lone Wolf and Cub foi num comic da Dark Horse, o número 4 da série Devil's Legacy, de Grendel, de Junho de 2000, mas ao Nuno devo o encontro com este soberbo trabalho gráfico. Chris Warner, editor chefe da Dark Horse, apresentava então o que chamou de "talvez o nosso projecto mais ambicioso até à data: vinte e oito volumes mensais, cada um com aproximadamente 300 páginas!" e terminava com as palavras que escolho para dar esta entrada por concluída:

"For lovers of the real thing... well, it doesn't get much
better than this."

Sem comentários:

Enviar um comentário