terça-feira, março 07, 2006

Poor lonesome cowboy?









Ang Lee & Brokeback Mountain
A Case Study



Ainda não vi Brokeback Mountain, mas não me parece que o veja no cinema (há outras prioridades, como Munich, Syriana e Good night and good luck, por exemplo). Talvez alugue o DVD, quando for possível. Se não vi o filme, porque o menosprezo?

Os excertos que vi, as entrevistas, as criticas, todos me dizem o mesmo: é, supostamente, um filme corajoso de Ang Lee. Mas corajoso porquê? Que tabus é suposto que Brokeback Mountain quebre, numa época de Gay Pride Parades e de casamentos entre homossexuais? Mais uma pedrada no charco? Talvez.

O que me aborrece neste filme é tornar a relação homossexual o seu fulcro e único tema - tudo parece rodopiar em seu torno, sem mais linhas condutoras. Parece-me redutor.
Um dos filmes mais interessantes e que mais me tocou sobre a homossexualidade não era sobre a homossexualidade. Falo de Philadelphia. A terrível doença que focava e as suas implicações sociais eram o tema e a homossexualidade, longe do centro do filme, era incontornável, pertinente e tocante.

É este tipo de aproximação, que mostra os homossexuais como pessoas vulgares em lugar de aberrações, que falha em Brokeback Mountain. Nesse aspecto, será um filme romântico para homossexuais e pouco mais. E não me venham com homofobias, pois qualquer heterossexual preferirá ver um romance entre um homem e uma mulher a um que envolva dois homens, se o filme trata de uma história de amor. Não vejo como possa o filme de Ang Lee passar como um estudo sociológico de interesse geral, como os que passam no Discovery ou no NGC; é apenas um romance e ponto final, por isso afirmo que é redutor, não se assumindo como tal.

Brokeback Mountain é baseado num pequeno conto, depois adaptado para cinema. Daria para uma excelente curta metragem? Não sei. Sei que parece ter resultado num filme menor e trendy. E será porventura esse lado trendy do filme que me aborrece.
Felizmente, a Academia passou-lhe ao lado (3 Oscars em 8 nomeações é passar ao lado) e, infelizmente, Ang Lee tem agora nas mãos o "boneco" que lhe irá escapar da próxima vez, quem sabe com um grande filme; tudo por o ter já recebido.
Quando era fácil, óbvio e... Trendy. É pena.

Rui Semblano

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário