terça-feira, abril 18, 2006

Embevecimento...


Não é um Locarno, o meu.
É um Como e/St, mais exactamente um
Stereo-Konzertschrank Como e/St,
da Kleeblatt-Serie, da Grundig.
O ano de fabrico ronda o do meu nascimento,
1963... E cresci com ele, pois a casa da minha tia Irene, irmã do meu pai, era a minha segunda casa, e lá passei muito da minha infância.

Era nele que a minha prima yé-yé colocava os Beetles e os Monkeys. O single "I'm a Believer" veio junto, cortesia dela, naturalmente...

Hei-de fotografá-lo, brilhante, na nossa sala-de-estar, onde agora está. Lindo... Mas é algo assim, parecido com este Locarno, aqui em baixo (em muito pior estado que o da minha tia!).


(por falar nisso: Ouvir os Monkeys!)

Não tem os respiros laterais, antes nos dois painéis de cada lado do mostrador, que refrescam as válvulas do amplificador que alimenta as duas colunas, abaixo (sim, é mesmo Stereo, e que som bonito tem!). O gira-discos ainda funciona, menos o alimentador automático de singles, que eu próprio estraguei nos idos de 1969 ou 1970, à força de tanto passar os discos da minha prima! Mal sabia eu que ainda havia de me censurar por isso na qualidade de guardião desta maravilha...

Assim estou, embevecido, mais do que se fosse um Sony Bravia na parede, e eternamente grato à Celeste, ao Pedro e ao Hugo... Muito, muito obrigado!

5 comentários:

  1. Porreiro esse Grundig! Eu tenho um Telefunken Gavotte 7 que tinha um som maravilhso. Avariou-se e ainda não descobri quem o arranje. :(

    ResponderEliminar
  2. Sá Morais:
    Pena, o Telefunken. O único problema com o Grundig é o gira-discos, que só funciona em manual. O automático tinha de ser todo revisto (e falta-me a eixo central que suportava os singles para tocar em contínuo, o que vai ser uma dor de cabeça...). Quando o enviar para reparar darei notícias, pode ser que te seja útil.

    Um abraço,
    RS

    ResponderEliminar
  3. Ok. agradeço.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Espero não soar totalmente blasfemo mas... Tenho uma coisa dessas cá em casa a servir de mesa... Com umas estatuetas por cima, daquelas coisas!

    ResponderEliminar
  5. J.R. Cruz:
    Ehhehe...
    Ao menos está seguro, ou pelo menos parece! Que modelo é?
    Ainda funciona? Tem alimentador automático de discos?
    E que tal uma foto do "bicho" no teu "sítio"? :)
    (Com as estatuetas e tudo!)

    Um abraço,
    RS

    ResponderEliminar