sexta-feira, julho 18, 2003

Abruptamente abru(p)talhado


NOTA: ver acima resposta de JPP e nova entrada de RS em "Apropriado"

Os bloggers já devem ter percebido que o PTbLOGGERS abandonou o sistema de votação dos blogs e comentários aos mesmos. No site Devblog, Carlos F., o administrador do apontador PTbLOGGERS, explica as razões que o levaram a retirar essas ferramentas. (ver Devblog: Votações e comentários [ ptbloggers ] — dev @ 16:51 )

Entre essas, a incapacidade de filtrar o sistema de votação, que quase nada correspondia à realidade, e a falta de civismo de alguns internautas, nos comentários que teciam sobre alguns blogs.
Os motivos do Carlos poderão ser discutíveis, mas são OS SEUS motivos. É ele que faz do PTbLOGGERS o mais fiável apontador de blogs do momento, sempre actual e bem ordenado. Não terá a sofisticação do Blogo, mas, para um projecto de um homem só, está excelente.

Nos comentários ao post em que Carlos F. explica as suas razões, as opiniões dividem-se, achando uns bem, outros mal. Nada de extraordinário. Mas... "Eis senão quando..." reparo que JPP ficou bastante aborrecido com a atitude do PTbLOGGERS. Se não vejam:

--- início de transcrição ---

"...todos se começassem a portar como adultos"?
Para além de paternalista sabemos agora que ficamos sujeitos à sua censura sempre que você achar que nos portámos mal. A sua ideia semi-pidesca que obrigando as pessoas a registar-se elas perdem a coragem de dizer mal vai revelar-se-lhe uma amarga surpresa.
Parece-me que você chegou à Internet por acidente e não por vocação.


Comentário por Abrupto 17/7/2003 @ 20:16

--- fim de transcrição ---

Claro que, no Abrupto, a descasca é mais "politicamente correcta", mas tão ou mais insidiosa, por isso mesmo.
(ver TÃO, INFELIZMENTE, PORTUGUÊS)
nota: JPP nem reparou que o Devblog é uma coisa e o PTbLOGGERS é outra! Deve ser de tanta vocação para a Internet...

Vindo de um ex-maoísta (que, recorde-se, como se escreveu pela blogosfera - não me recordo onde... - , é incapaz de ironizar!), este comentário é espantoso! Então não é que JPP entende que o Carlos tem de agir como se fosse um funcionário público? Que a Internet é um instrumento que pertence a todos é pacífico, mas extrapolar daí que o site de cada um é "a casa da tia", ainda por cima vindo tal extrapolação de um senhor que passou do "xau-xau" para o "de marisco", é obra!
Então e a propriedade privada, ó JPP? Já não vale? Ou Va. Exa. regride quando navega na Net?

A última vez que visitei o Abrupto, onde vou cada vez menos, pois JPP carrega tantas imagens que os tempos de espera começam a ser inaceitáveis - pelo menos para a "plebe" que se arrasta a 56k - ainda não havia comentários, isto é, lá em casa quem manda é o Pacheco.
Aqui, n'A Sombra, somos editoriais. Tal como JPP, filtramos os e-mails e não há comentários em directo para ninguém, mas, ao menos, não apelidamos o Carlos de "pidesco", até porque o Devblog tem comentários activos e não os filtra, ou eu não teria achado esta pérola do Abrupto intelectual.
A meu ver, quem caiu na Internet de pára-quedas não foi o Carlos. E quem leu a página de JPP no Público de ontem achará, com certeza, o mesmo que eu. Aquilo é que é "vocação para a Internet"! Olha, a mesma que tem para a política, onde, aliás, não caiu de pára-quedas - nem nada que se pareça! Santa paciência...

Um grande abraço desde A Sombra para o PTbLOGGERS.
Keep it up and running.

Pel'A Sombra,
Rui Semblano

nota:
(enviado por e-mail para jppereir@mail.telepac.pt e para dev@omeudiario.net)

Sem comentários:

Enviar um comentário