quinta-feira, julho 17, 2003

Proactivamente Reaccionário


No País Relativo, os blogs recomendados surgem divididos em tipos, método, aliás, utilizado pel'A Sombra. Só que, diferentemente, os grupos são identificados por tendências políticas ("a direita", "a esquerda" e "para além da direita e da esquerda"), o que me colocou uma questão: se tivesse optado por esta estrutura, n'A Sombra, onde nos situaria? Em "para além da esquerda e da direita"?
Inevitavelmente, a codificação usual das tendências aplicou-se à blogosfera e a partir de dentro, a julgar pelos arquivos dos blogs mais antigos, prova inequívoca de metabloguismo. A presença de bloggers como JPP (Abrupto) ou de blogs inequivocamente alinhados como o Blog de Esquerda, contribuiu para a estratificação verificada, mas ainda que não fosse assim, isso seria inevitável, infelizmente.

Muito se disse (e continua a dizer) sobre o "fim da esquerda", como se esta tivesse ficado soterrada nos escombros do muro de Berlim, e a reacção não se fez esperar, pela aparição de estruturas mais ou menos institucionais "à esquerda da esquerda". Em Portugal, o Bloco é o exemplo acabado desta reacção, mas a memória não perdoa a triste "dança das cadeiras" ocorrida na Assembleia da República quando da estreia dos deputados do BE no parlamento (nem a premonitória "quase eleição" de Louçã para o Parlamento Europeu), e isso disse tudo.
Em política, desde a Revolução Francesa, estar "à direita" ou "à esquerda" parece obrigatório. A aparição do "centro" não veio trazer nada de novo, traduzindo-se, a maior parte das vezes, em formações mais "à direita" que a própria "direita", além do irónico "centro-direita", como caracterizando as que, supostamente, se aproximam da "esquerda" estando "à direita". Resta o "centro-esquerda", que identifica as que, "à esquerda" de raiz, se aproximam da "direita", criando outra subclasse. Confuso? Nem por sombras...

Como resultado, tudo o que sai fora deste esquema é considerado perigoso, subversivo... Estranho. Os que ousam libertar-se das grilhetas dogmáticas são apelidados de tudo, desde nepotistas a loucos, e ora são reaccionários, ora libertários, conforme o que dizem não agrada a um ou a outro sector.
A Sombra, ao assumir-se independente, por exemplo ao criticar com igual vigor palestinianos e israelitas, não será excepção. Para facilitar, e por definição, haveria que classificar este Blog como puramente reaccionário. Proactivamente reaccionário.
Assim vamos esperando por Godot. À sombra, naturalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário