sábado, agosto 16, 2003

Presidente da Câmara e Chefe dos Bombeiros

E-mail enviado por Paulo César Simões:
abaheisenberg@sapo.pt
(a propósito da entrada "Fogo de Vista", n'A Sombra)

--- quote ---

(...) a propósito do teu post "Fogo de vista", o autarca é o Jaime Soares, da Câmara de Poiares; é o presidente de camara mais antigo do pais, 30 anos, e chefe dos bombeiros há 42 anos.

Eu também vi esse debate e, nomeadamente, essa intervenção interessou-me particularmente porque ele mostrou aquilo que a Câmara de Poiares tem feito na prevenção, ou melhor o trabalho de redução e controlo da área ardida.
Numa zona com muitos hectares que é propriedade da camara foram abertos aceiros tipo da largura de uma autoestrada dividindo a mata de eucaliptos em quadrados. Ele explicou que é por esses aceiros, mantidos sem vegetação que se fazem os acessos dos bombeiros ao incêndio e o tentam controlar. Se não conseguirem fazem contra-fogo, queimando um quadrado inteiro e a coisa fica por ali. E este é um aspecto que eu me esqueci de falar no post. Sobre os eucaliptos eu digo que é impossível controlar, devia ter dito que se podem pelo menos fazer aceiros.
Ele falou também que onde os eucaliptais são privados e de muitos donos pequenos é dificil chegar a qualquer acordo para fazer um aceiro... soluções que o promovam são necessárias.

Um abraço,
PC.

--- end quote ---


Junto com a transcrição deste excerto de um e-mail gentilmente enviado pelo Paulo César, aqui fica o nosso agradecimento ao A Aba de Heisenberg pelos dados, que justificaram a actualização da nossa entrada "Fogo de Vista". Na altura da sua edição não me recordava do nome do autarca, mas a sua intervenção era preciosa de mais para a omitir por esse facto. Fica, assim, completa a referência ao excelente Jaime Soares, de Poiares.

Sem comentários:

Enviar um comentário