sábado, outubro 04, 2003

Tintin e o Público


A nossa entrada "Tintin por Tintin" foi enviada ao jornal Público, em forma de carta ao seu director. Pela primeira vez desde que envio cartas ao Público, e apesar de esta não ter merecido (e bem, a meu ver) honras de publicação, o director respondeu directamente.

As cartas que envio "ao director" não são mais que uma forma de ajudar o Público a perceber o impacto que a sua acção exerce no... público. A percentagem de escritos enviados por mim que foram publicados é, naturalmente, motivo de satisfação, mas o objectivo é sempre mais o de fazer chegar a mensagem aos responsáveis do jornal que o de ser lido pelo público em geral.

Dada a curiosa e simpática resposta, e ao abrigo do "direito de resposta" n'A Sombra, aqui fica registada a resposta de José Manuel Fernandes à entrada "Tintin por Tintin".

--- quote ---

From: José Manuel Fernandes [mailto:jmfernan@publico.pt]
Sent: 29 September 2003 14:08
To: [e-mail reendereçado via serviços do Público para Rui Semblano]
Subject: RE: Carta ao director


Tem razão no que diz, mas não pelas razões que invoca. O papel que tínhamos acordado com o o nosso fornecedor é aquele com que foi distribuído o "Explorando a Lua" e não o do "Rumo à Lua". Não houve tempo de devolvermos o fornecimento e por isso é que a edição foi para a rua. E não colocámos de imediato um esclarecimento aos leitores pois só na véspera da distribuição do 2º album tivémos a certeza que vinha com o papel bom.
Como deve compreender, nós fomos os mais penalizados pelo que sucedeu com o primeiro número. Queríamos causar a melhor impressão para conseguir fidelizar mais leitores, e saiu-nos um livro com um papel muito defeituoso. Mas isso é assunto que estamos a tratar nos lugares próprios.
Quanto à sua sugestão para quem fizer toda a colecção, vou entregá-la a quem de direito dentro da empresa.
De resto, como amante igualmente da banda desenhada, também prefiro a edição francesa, mas entre as duas edições disponíveis em português - a brasileira e a editada pela Verbo - optámos por esta última por respeito para com o português que se fala em Portugal, mas com consciência dos defeitos que contém. Mesmo assim eu, por mim, vou fazer a colecção (pagando-a, pois apesar de ser director, não ma oferecem).
Com os melhores cumprimentos

José Manuel Fernandes

--- end quote ---


:)

Sem comentários:

Enviar um comentário