quinta-feira, fevereiro 12, 2004

Já sabia...


Quando acabaram os trinta e veio a segunda série, estava a ver que ia sair uma terceira. Hoje, com o número 89 da colecção Mil Folhas, do Público, lá veio a esperada notícia: quem edita 90 edita 100!

A colecção de livros editada pelo Público é simpática, pois além de proporcionar grandes obras da literatura a um preço muito acessível (e com capa dura!), os títulos seleccionados são interessantes, na sua maior parte. As edições especiais, como o Eça e os volumes de Natal, também foram uma boa ideia, embora a tradução dos Contos de Dickens que já tinha (de João Costa, edição Círculo de Leitores) vaporize a desta colecção, mas enfim...

O problema é que já gostava de ler antes de o Público editar a colecção, de onde já ter muitos dos livros que comprei - são os números... se não fossem numerados, ainda saltava os repetidos, assim, cedo ao marketing coleccionista -, embora os considere uma boa compra. Ler um livro traduzido por dois tradutores diversos é como ouvir uma mesma peça musical dirigida por maestros diferentes. Agora, 100?

Ok. Já tinha prometido que, nesta eventualidade, compraria mais dez, mas nunca mais trinta! Se depois dos 100 vierem com a cantiga dos 200 (o que duvido), a mim não me apanham! Mas já conheço o ditado... Never say never...

Quanto à colecção, espero que chegue aos mil, como as folhas. É que muito boa gente começou a ler "a sério" por causa destes livros a 5 euros "mais o jornal".
Um verdadeiro serviço... Público.

Parabéns!
Venham os 100.

Sem comentários:

Enviar um comentário