segunda-feira, janeiro 23, 2006

Acquisto, ma non troppo!...

Posted by Picasa















E-mail enviado por João Caetano Dias (Blasfémias), para A Sombra:

(quote)
"A diferença entre um ultraliberal, um liberal e um neoliberal é que o ultraliberal considera que todos temos direito ao Ensino Superior Público, o liberal pensa que todos temos direito à oportunidade de ingressar no Ensino Superior Público e o neoliberal pensa que o Ensino Superior Público não devia existir."

E o que é alguém que acha simplesmente que "todos temos direito ao Ensino Superior",
sem adjectivos à frente?

jcd
(unquote)

Caro jcd,

Antes de mais, bem vindo de novo a esta Sombra. Recordo bem o Jaquinzinhos e sou assíduo leitor do Blasfémias, o que já aqui referi.

Então os adjectivos.
Embora a pergunta seja pertinente, ela não se enquadra devidamente com a ideia que explorei na entrada a que se refere (Vícios & Virtudes - Sociopatia, 22Jan2006), isto por não ser o Ensino Superior um direito garantido. Aliás, acontece o mesmo com os Ferrari, passe o exagero comparativo, mas tendo em conta que a Universidade é o Ferrari do Ensino.

Não podemos generalizar o direito ao Ensino como abrangente de todos os seus graus. Seria natural, então, dizer-se que "todos têm direito ao doutoramento", por exemplo, ao terminar uma licenciatura. Como é evidente, o doutoramento é consequência do desempenho académico durante a licenciatura, logo, apenas o direito à oportunidade de acesso deve estar assegurado. Do mesmo modo, o acesso à Universidade é consequência do desempenho do estudante durante o Secundário, pelo que é errado considerá-lo um direito social. A Universidade, como os Ferrari, não é para todos, mas para quem consegue lá chegar por via do seu esforço individual. O que deve estar garantido é o direito de acesso à oportunidade, não excluindo ninguém por motivo algum.

Quanto a ter falado no Ensino Superior Público, em lugar de Ensino Superior tout court, é evidente que o fiz por ser o objecto desta trilogia, dedicada ao Estado Social. Além do mais, acho perfeitamente razoável que o acesso ao Ensino Superior Privado tenha filtros específicos, sejam eles quais forem; em minha casa, também, só entra quem eu quero.
Quanto a cursos apenas existentes no sector privado, poderia desenvolver o que acho ser sensato, mas não é esse o objectivo desta análise e, demais, o caso do Ensino foi um mero exemplo. Podia ter falado da Saúde, também.

Portanto, "alguém que acha simplesmente que "todos temos direito ao Ensino Superior", sem adjectivos à frente", será, quanto a mim, um simples demagogo.

Espero ter esclarecido.
Um abraço,

Rui Semblano

Sem comentários:

Enviar um comentário