terça-feira, janeiro 17, 2006

Safety first!

Acho curiosas as discussões que se geram em torno do tipo de assuntos como a Segurança Social, por exemplo. Por todo o lado (o que é óptimo) se discutem os prós e os contras do Estado Social e da neoliberalização da sociedade, mas sem a Fátima Campos Ferreira (o que é mais que óptimo): nos cafés, na rua, nos blogs... Mas termina por ser um diálogo de surdos. Os argumentos vão-se perdendo, de um e de outro lado, pelo simples arrastar da coisa...

Talvez por isso me tenha agradado desde o início o formato d'A Sombra. Não temos milhões de visitantes, mas quando um e-mail aqui é dirigido com esse fim (raramente se recusando a sua publicação) é lido tranquilamente, digerido e, se necessário, respondido - em privado ou n'A Sombra, conforme o caso. Não existe, assim, aquele instinto de resposta imediata, às vezes no minuto seguinte, quase a recordar o MSN Messenger. Só faltam as abreviaturas e o calão de sms, para completar o quadro. Por mim, tirando os comentários maiores, feitos com mais calma (por vezes fora da janela dos mesmos e copiada posteriormente), prefiro o curto e directo, o nonsense, como o comentário transcrito na entrada anterior (toda ela, já agora), ou a marcação de presença telegráfica "passei aqui e gostei (ou não)".

No caso da Segurança Social, tão in no momento, as coisas começam a sair do sério. As opiniões deixam de o ser e passam a ser razões, planos, estratégias, filosofias... E depois admiram-se de alguns comentários do tipo "se-sabes-assim-tanto-disto-que-estás-aqui-a-fazer?"... Realmente, se tudo fosse tão simples como querem fazer parecer, sobretudo (mas não só), os que defendem o fim da Segurança Social.

Por isso não digo que me junto ao debate, mas apenas que, n'A Sombra, se seguirão algumas considerações sobre o nosso sistema de Segurança Social e o que, em minha opinião, nele falhou. Ao menos assim, quando deixar uma farpa num qualquer local de discussão do tema, já saberão ao que vou.

Até logo, portanto.

RS

Sem comentários:

Enviar um comentário