quarta-feira, março 08, 2006

Cotton Net & Cairo Sunset








Art of Noise - Moments in Love (Sexual Mix)





Quando A Sombra começou, não existiam ferramentas de verificação tão completas como hoje, nomeadamente no que toca aos comentários, e os blogs mais procurados eram mantidos por anónimos polémicos - O meu pipi e o Muito Mentiroso. O anonimato é um atributo precioso da Web, mas uma lâmina de dois gumes. Optei, então, por assumir a minha identidade real, com tudo o que isso implica; já publiquei textos em que acusei notórios membros da nossa sociedade de actos graves e ainda estou à espera dos processos. Optei, também, por não ter comentários activos, servindo o e-mail de ponte entre os leitores e A Sombra. Não me agradava a profusão de anónimos e de insultos gratuitos que então existiam nos comentários de outros blogs. Hoje, a situação pouco mudou, mas os meios técnicos são melhores.

A Sombra tem agora os seus comentários activos, mas nunca foi nem será "a casa da tia" e não são admitidos comentários anónimos - não apenas os que não são registados, mas também os que são feitos recorrendo a pseudónimos fantasmas, isto é, criados para comentar anonimamente, mas sem correspondência com um e-mail ou um site ou blog. Claro que um simples leitor, que não tem obrigação de ser um blogger ou ter um site, pode sempre comentar com recurso a um mero e-mail, mas é muito fácil determinar os que usam este subterfúgio para a canalhice e os que são meros visitantes ocasionais, sem laços fixos na Web.

Existem alguns blogs, porém, que não se dão ao trabalho de filtrar os comentários, permitindo que, a par de verdadeiros anónimos (o bom sentido), neles se insiram os anónimos fantasmas (o péssimo sentido), por vezes assumindo identidades que não são as suas. Certo que cada um faz o que quer e que é muito bonita essa história da liberdade de expressão ilimitada e tretas do género, mas termina esta permissividade por ser negativa, precisamente por passar de liberdade a libertinagem muito depressa.

Isto tudo a propósito de uma já célebre entrada de Vasco Pulido Valente (vpv) n'O Espectro, intitulada "Uma 'Santanete'", que já ultrapassou os 200 comentários (ao estilo do velho O meu pipi, portanto). Não há fumo sem fogo e logo vi que não podia ser coisa boa. E não era. A entrada de vpv, aliás publicada por Constança Cunha e Sá (CCS), é dedicada "com muito amor" a Clara Ferreira Alves, e é um sublime exemplo de pura peixeirada.
Se, de facto, o que acredito, foi vpv e não CCS a escrever semelhante coisa, o contraste com a entrada anterior de vpv, aliás publicada no Público, "Não fui feito para isto", não podia ser maior. Nem está em causa a própria Clara Ferreira Alves, que não é para aqui chamada; o que está em causa é a quantidade e a qualidade da maior parte dos duzentos e tal comentários, a maior parte dos quais escrito por fantasmas. Uma assombração, portanto.
Algo que, apesar de assombrado, jamais sucederá n'A Sombra, quer no que toca ao estilo "peixeiro" da entrada quer no que diz respeito aos comentários respectivos.

Chamem-lhe censura ou o que quiserem.
E quem não concordar com esta postura que se identifique, para lhe mandar a casa uns quantos anónimos para jantar com a família. À conta da liberdade de expressão, naturalmente.

Rui Semblano

nota:
Os puristas que me desculpem, mas "Cotton Swab & Cairo Sunset" não tinha sonoridade nenhuma.
Hence the mix (sexual, if you will).

Posted by Picasa

10 comentários:

  1. Boa!
    Parece que, finalmente, vou deixar de ser apenas "um espectador na sombra"...`
    Abraço
    Manuel

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo Rui!

    Já o fiz, mas volto a felicitá-lo por ter resolvido abrir a caixa de comentários, já que, a interactividade que esta possibilita é a todos os níveis louvável, e serve, para além de tudo o resto, que é muito, para mostrar que também sabemos receber com transparência a critica dos que não comungam das nossas opiniões.
    Não quero dizer que seja o caso, pois o meu amigo sempre demonstrou não ter receio nem da crítica nem da força das palavras e reconheço-lhe estrutura intelectual para debater e defender os textos que pública, mas porque, a critica e a recensão tão afastadas de nós precisam que estes exemplos partam dos mais capazes e sem elogios demagógicos, o Rui está entre estes.
    Não concordo inteiramente consigo no que respeita aos anónimos, mas compreendo-o e respeito a sua opinião, entendendo que terá razões fortes que o levam inclusive a apresentar os exemplos que apresenta, mas não deixa, de facto, de ser pouco transparente, da mesma forma que o são os comentários com aprovação prévia.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. M. Cerveira:
    És sempre bem vindo.
    Eu sabia que acabarias por escrever n'A Sombra, algum dia!

    Um abraço,
    RS

    PiresF:
    Amigo Pires,
    A interactividade é um dos pontos fortes dos comentários, sim. Mas no que toca aos anónimos, nunca gostei do sistema. Repare que falamos da blogosfera; não é o mesmo que considerar uma carta anónima que denuncia algo impossível de ser denunciado de outro modo. Não. Estamos num meio em que devemos ser o mais transparentes possíveis para sermos credíveis - de outra forma, que andamos a fazer? A cuspir para o ar? A desinformar? A espalhar boatos? Quando menciono anónimos não incluo nessa categoria os pseudónimos (como o Pirata Vermelho ou o Hopelandic), pois é o que chamo de anonimato positivo. São os fantasmas que não aceito, salvo raríssimas excepções, pois 99,9% dos casos são coberturas para fins obscuros. A obscuridade, é sabido, não se dá bem à Sombra; é absorvida. ;)

    nota:
    Para quando um novo conto seu?
    A minha próxima entrada é o último Fantasconto da série que escolhi para A Sombra. Espero que o interesse!

    Até breve,
    RS

    ResponderEliminar
  4. O caminho passa pelo que é afirmado neste feliz post.A restrição é um convite à qualidade, mesmo que mordaz. Quem não está preparado para o anonimato como um privilégio, e não como um vomitório, que se dedique à pesca!

    Gil
    www.bocadeincendio.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gil:
    Meu caro, também não é necessário o "nº do BI" (hehehe) - basta o link funcional no nome que assina o comentário (no caso godgil), que leva ao perfil, ao blog ou a um e-mail.
    Mas obrigado pela assinatura completa. Aceitarei o convite em breve, para a Boca de Incêndio.

    Volte sempre,
    RS

    ResponderEliminar
  6. Viva, RS!

    Concordo inteiramente consigo.

    Aliás, também me referi à questão, não somente em comentário que deixei n'O Espectro, na malfadada entrada, como no meu próprio blog.

    Mas a minha crítica (forte) não se dirigiu apenas, nem principalmente, aos comentadores mas sim ao "entrador", que me aparece como o incendiador-mor do reino, sem nada que compense o despautério.

    Quanto à filtragem dos comentários, também me sirvo dos meios que o blogger disponibiliza para o efeito. Devo dizer, todavia, que, mostrando-se insuficientes, não hesitarei em apagar qualquer comentário que se me afigure impróprio para constar de qualquer "cardápio" de minimamente correcta vivência em sociedade.

    Liberdade de expressão, definitivamente sim; libertinagem sob a capa daquela, absolutamente não.

    Cumprimentos

    Ruben Valle Santos

    ResponderEliminar
  7. Amigo Rui!

    Como é evidente respeito a sua posição.
    Em relação aos meus contos; vamos ver se esta semana o tempo mo permite. Agora, e em relação ao seu próximo Fantasconto; já cá devia estar.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Wow
    Caro Rui
    Um post, que não é sobre ego, coisa rara e preciosa. Espanta- me não só a ignorância, maldade e espírito mesquinho dessa gente, se direccionassem essa energia para causas construtivos onde poderia este país chegar.
    Mas de acordo com o estabelecido provincianismo português preferem escondem- se na sombra do anónimato é confortável para espíritos menores, mas não só revelam o que lhes vai na alma como quem na realidade são, que ironia.
    Tanto me espanta o anterior como o facto de não haver unidade neste espaço a que chamamos nosso(web), onde nos movimentamos como que num vacum . Eu vejo- o a situação assim ;Temos que ser responsável pelos ambientes que habitamos, impõem-se seremos cidades activos e responsáveis , devemos exigir e prestar respeito tanto quanto o pedimos nas nossas casas, subúrbios ,cidades, so assim poderemos reclamar um espaço como nosso.E a única maneira de impor tais princípios é tomar uma posição activa, repudiar ,denunciar, envergonhar tais comportamentos .
    Tentei intervir para denunciar tal comportamento mas sem successo (comentarios fechados) não só por me parecer que o meu nome estava a ser usado por impostores, quando por lá nunca comentei, mas para expor tal deboche.
    É a cada passo que revelamos quem somos, tanto no que fazemos como no que ignoramos..
    Só tenho a agradecer ao rui o facto de ter tomado o boi pelos cornos e denunciar tais atitudes e gentes.
    A genuína
    Malou

    ResponderEliminar
  9. Malou:
    A blogos, cara Malou, é uma fera. A prova é que... ACABOU.

    Um beijo,
    RS

    ResponderEliminar
  10. Wahoo
    Caro Rui
    Life always catches up with you.
    Muita gente se estara a rir.

    ResponderEliminar