sexta-feira, setembro 19, 2003

Blogomania


O Jornal de Notícias (18-09-2003, p.1, 2 e 3, "A blogomania nacional") dedica honras de primeira página ao fenómeno dos blogs em Portugal, a propósito do encontro nacional sobre Weblogging que se realiza a 18 e 19 deste mês, na Universidade do Minho, em Braga.

Trata-se, segundo o JN, da "última moda de comunicação pela Internet" e, para falar sobre ela, estarão em Braga alguns dos "incontornáveis", como António Granado (Ponto Media), José Mário Silva (Blog de esquerda) - que, afinal, não poderá estar presente - e José Pacheco Pereira (Abrupto). Vão estar bloggers ligados ao jornalismo, para falar sobre weblogs e jornalismo, e estarão bloggers "comuns", para falar sobre weblogs "na generalidade".
Parece um congresso e, se calhar, é mesmo.

Antes de conhecer este encontro já o Crítico me tinha chamado a atenção para um outro, a realizar em Outubro, em Lisboa; este mais íntimo, menos "congresso"; mais "restaurante", menos "universitário". Não sei se irei a Lisboa, em Outubro. Sei que ontem não fui a Braga e que, também, lá não irei hoje.

A Blogosfera é um mundo virtual, onde a realidade existe a par com o sonho, a possibilidade a par com o impossível. Ainda assim, o seu papel não se esgota em si mesmo (longe disso) e a maior parte dos assuntos nela tratados e retratados (será mesmo a maior parte?) é bem real.
No meu caso, que nunca dispensei a escrita - escrevo este texto com o negro do costume, sobre o habitual papel branco liso de um caderno mais - , trata-se de uma extensão natural da mesma; de uma abertura do caderno de forma inconcebível, fora do contexto virtual da Blogosfera.

Amante da troca de opiniões e da eterna demanda que é a busca da verdade, nunca deixarei de discutir ideias pessoalmente - em oposição ao bartoon de Luís Afonso; e há muitos assim - sejam os meus interlocutores bloggers ou não, mas fazê-lo numa perspectiva de "congresso" causa-me sérias dúvidas.

Qualquer dia ainda vão propor a criação de um grémio para bloggers (ou de uma "guilda", já agora!) ou de sindicatos que defendam os seus interesses... Lamento, mas não me parece que seja por aí.
Aliás, como diz o JN, isto não passa de uma moda "sem interesse comercial" (não existe sexo ao vivo, apesar dos esforços insanos do "Pipi"); e eu, que nunca fui em modas, que não imagino o destino desta Sombra, permanecerei o que sempre fui: eu.
Se na Blogosfera ou no caderno onde escrevo neste momento (como escrevo desde os meus 17 anos) não faço ideia.

Apenas sei que sempre continuarei a escrever.
E que "congressos" dispenso-os bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário