sexta-feira, janeiro 13, 2006

Backtracking n. 1/06

(...)
Os velhos são património de todos. Não podem candidatar-se contra ninguém. Se o fazem, passam a “perturbadores” e são julgados pela sua idade. Por não saírem de cena, por não darem os lugares aos novos, por se engasgarem e por saírem do mausoléu onde a Pátria os puzera sorumbaticamente em sossego. Quanto mais não seja por isto, ainda bem que o dr. Soares se candidatou…


Constança Cunha e Sá em O Espectro e na revista Sábado
(texto completo no link acima)

Cara CCS,

O texto é excelente, sem dúvida, mas o ponto de vista torna-se subitamente claro na última frase, como se estivéssemos a ver uma imagem através de uma teleobjectiva, aproximando o objectivo devagarinho e, de repente, zás! Focar o pormenor no máximo de abertura.

Mário Soares, recentemente, defendeu posições políticas com serenidade e lucidez. A sua estatura, independentemente do que se ache da pessoa em si mesma, é inatacável, politicamente.
Mas algo está mal. Muito mal. O pobre homem não tem culpa, mas os jornalistas também não, ao terem tantas "caretas" e "gaffes" para escolher. Talvez Soares tenha razão e merecesse mais tacto por parte dos media (para não dizer respeito), mas é tanta fruta que se torna irresistível. E é notícia, sim senhora. Quando um potencial presidente da República se encontra neste estado, é notícia e tem de ser mostrada.
Não é uma questão de idade, embora todos ou quase todos a vejam dessa maneira. É uma questão de sanidade mental e frescura de espírito.Os media tratam mal Soares? Imagine que um candidato com 45 anos fazia a mesma figura! Os media iam crucificá-lo sem piedade. Não. Não tem razão de queixa, Mário Soares. Até pelo contrário, "all things considered"...

Um abraço,
RS

Comentário deixado na entrada "Os Velhos", 12Jan2006, O Espectro

Nunca pensei chegar o dia em que diria isto de Mário Soares,
mas... Uns morrem, outros ficam assim. Dommage.

Sem comentários:

Enviar um comentário