terça-feira, fevereiro 14, 2006

Ils sont fous, ces romains!



Posted by Picasa


A propósito do editorial de
José Manuel Fernandes
no Público de ontem, 13/02/06


(já agora)











"Estes romanos são loucos!"
(Obélix)

No editorial de ontem (13 de Fevereiro), José Manuel Fernandes (JMF) fica a um passo de marchar, marchar contra os canhões islâmicos. Tendo em conta que não tem idade para tal, suponho que se referia aos jovens de ambos os sexos que, ainda hoje, vi treinarem técnicas de progressão em terreno hostil, no campo de treinos do Regimento de Artilharia da Serra do Pilar, perto de minha casa.

A lógica de JMF, como aliás a de Vasco Pulido Valente (VPV), é a de que "nós" não começamos coisa nenhuma, foram "eles"; que mesmo dando de barato que o Ocidente cometeu erros no passado, o que importa são os erros que o Islão comete no presente; que nos foi declarada guerra sob um falso pretexto (o dos cartoons dinamarqueses), que sempre existiria, fosse qual fosse, pois o objectivo último do Islão é subjugar o mundo, a começar pelo "ocidental".
A contrapor ao medo dos que se "ajoelham" perante a barbárie islamita, como Freitas do Amaral, JMF ilustra um outro: o medo de ser "ajoelhado" por ela, se não estiver o Ocidente pronto a defender o "Império" (a comparação com Roma permite-me o uso desta expressão, JMF, e nem sou cego seguidor de Hardt e Neri).

Pois ambos os medos são de condenar. Em minha opinião, a única forma de responder à barbaridade ilustrada pelos ataques dos islamitas às embaixadas ocidentais e pelas suas ameaças descabidas, mas sérias, é suster a carga.
Defender as nossas convicções com firmeza, mas admitir os nossos erros e, sobretudo, a nossa própria barbaridade, tão ou mais brutal que a islâmica. Se isso custa? Claro que custa! A não ser assim, não seria necessária coragem alguma. E é essa coragem que é preciso ter: a de não cedermos ao medo que nos faz recuar de rabo entre as pernas nem ao medo que nos faz avançar em direcção ao abismo, mas aguentar.
A pé firme.

Rui Semblano

Sem comentários:

Enviar um comentário