domingo, fevereiro 12, 2006

One World - 4


Posted by Picasa

Minas terrestres

40 países, com um arsenal combinado de 160 milhões de minas antipessoal, permanecem fora do tratado de proibição de minas. Incluem três dos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU (China, Rússia e EUA), a maior parte do Médio-Oriente e das antigas repúblicas soviéticas, e muitos Estados asiáticos.



O uso de minas antipessoal foi banido pela maior parte da comunidade internacional, mas a produção continua a bom ritmo e um dos principais interessados na sua proliferação, os EUA, não dá sinais de avançar neste domínio, depois da directiva de Bill Clinton, ainda activa, de reduzir ao máximo o uso de minas antipessoal pelo exército norte-americano.

A justiça e razão da causa da proibição das minas antipessoal é minada pelo interesse em eternizar o problema por parte de sectores dos dois lados da barricada; os industriais e traficantes, de um lado, e a parafernália de activistas antiminas, por outro. Não deixa de ser estranho, por exemplo, que durante a conferência de Oslo sobre o problema das minas antipessoal, em 1997, no seguimento do Processo de Ottawa, as principais agências de desminagem não estivessem presentes, mas não faltassem outras do tipo "Questões femininas sobre desminagem" ou "Usando a Campanha Internacional como modelo para outras questões e possibilidades futuras para uma rede global de acção e cooperação da sociedade civil". Parece que existem tantos trabalhos a manter do lado dos activistas como do lado dos produtores.
Ou mais.

Com tudo isto, o problema permanece. Real e brutal.
Do total de vítimas destes engenhos, 80% são não combatentes e um terço são crianças.

Dos 20 principais doadores de fundos para acção directa em desminagem ou auxílio às vítimas, metade diminuiu o seu contributo em 2004: Austrália, Canadá, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Suécia e Reino Unido.

nota:
Estima-se que mais de 200.000 quilómetros quadrados em todo o mundo estejam contaminados por minas e engenhos explosivos não detectados, provocando entre 15.000 a 20.000 vítimas mortais ou amputados por ano. O número de sobreviventes a explosões de minas antipessoal que necessitam de assistência continua a aumentar.
(Landmine Monitor)

Todas as entradas de One World:

1. Pena de Morte.
2. Violência contra as mulheres.
3. Testes em animais.
4. Minas terrestres.
5. Pobreza.
6. Anima Mundi.

Sem comentários:

Enviar um comentário