quinta-feira, outubro 09, 2003

Blogger.com vs. Weblogs.pt


Cada vez que a Blogger.com resolve fazer melhoramentos no Blog*Spot fico com os cabelos em pé. Claro que tenho toda A Sombra guardada, incluindo html e páginas web completas, mas a trabalheira que daria refazer um blog destes é mesmo obra.

Como não nasci ontem, pedi ao "Paulo Querido" para experimentar o Movable Type (MT) em Weblogs.pt com um blog mais simples: o CpI.
A mudança do Cinema para Indígenas (CpI) não se verificou ainda, estando em fase de estudo. As conclusões a tirar são várias, das quais destaco ser necessário um estudo aprofundado do funcionamento do Movable Type (que conjuga várias linguagens, incluindo html, mas não tem nada a ver com este).

Como está, a mudança implica ter o "Paulo Querido" como administrador do blog, sendo os seus autores os utilizadores. Como a sua experiência no MT é grande, isto é muito bom, para quem só pretende escrever, mas num blog cheio de designers, pintores, arquitectos e escritores... Não dá. O controlo é importante, mas assumimos a nossa ignorância em MT, agradecendo ao Paulo os seus esforços - e que não se julgue que este comentário é negativo para ele, muito pelo contrário, é negativo para nós que somos picuinhas e gostamos de controlar tudo e ter as chaves todas na mão.

Tenho assistido à mudança de outros blogs para o Weblogs.pt e o Paulo é incansável na ajuda que lhes presta. Merece todo o nosso respeito.

Dado que o CpI pode tornar-se um bom teste para o desenvolvimento dos nossos conhecimentos de MT, e porque existem mais projectos na calha, a migração deste para Weblogs.pt terminará por se verificar, mas com calma e, de todo o modo, mantendo o original em linha, sendo o blog em MT um espelho mais sofisticado do original.

Portanto, A Sombra permanece no Blogger.com, com sustos e tudo.
Quando entrarmos na banda larga, e arranjarmos uma máquina decente, logo veremos o que se pode fazer, embora se pretenda manter, no caso d'A Sombra, a sobriedade editorial - nem imagens nem fundos jpeg nem nada que torne a vida difícil aos que se movem a 56k. Optimizaremos sempre pelo mínimo.

A calma impera. (digo eu)

Pel'A Sombra,
RS

Sem comentários:

Enviar um comentário