segunda-feira, outubro 06, 2003

Hertizel


Ao abrigo do direito de resposta, publicamos na íntegra um e-mail enviado por Victor Hertizel, blogger do Dunhill King Size, a propósito da nossa entrada "Joke for Free".
Os comentários seguem após o mesmo.

E-mail enviado por Victor Hertizel:
(Victor Ramos hertizel@hotmail.com)

--- quote ---

Caro Rui Semblano,

Em resposta ao seu post n'A sombra, e visto não possuírem um sistema de comentários - afinal a direita sempre foi avessa a críticas - tenho a dizer-lhe o seguinte:

- De facto não sou gago, nem anónimo - Hertizel é o meu apelido, mas se preferir, Victor de primeiro nome - apesar de por vezes me engasgar com algumas barbaridades que ouço por ai.

- A resposta à sua pergunta está nos comentários de dunhillkinsize, bem como contida em posts anteriores. Procure-os.

- O tom jocoso e irónico que atravessa todo post não me choca ou enerva. Acho piada a cavaleiros de pena em riste sempre prontos a esgrimir umas figuras de estilo. Eu sou onanísta, não necessito de público. São posturas.
Serve igualmente para disfarçar a falta objectiva de argumentos. Que não concorda comigo já eu percebi. Mas paternalismos despropositados apenas servem para o seu prazer ao lê-los. Quem é o onanísta aqui?

- Concretamente, alguém lhe disse que tinha piada ou chegou a essa brilhante conclusão por si mesmo? E alguém lhe disse que era o dono da razão ou chegou a essa brilhante conclusão por si mesmo? E alguém lhe atribuiu o título de "supremo elucidador do povo em questões de ensino superior"? É o que se depreende dos seus conselhos. ( É para juntar à estatística.)

- Quanto ao ensino livre, gratuito e de qualidade, sugiro que consulte a constituição. Bem sei que é um documento desactualizado, escrito por essa obscura seita, os marxistas, e tem de ser alterado rapidamente, mas ainda assim é, hoje, a lei máxima neste país. Mas o que é a lei para a direita?

- Mais uma vez a velha classificação do estudante bêbado, borguista, borlista e rebarbado. Diga-me uma coisa, como chegou a esse maravilhoso estereotipo? Costuma fazer trabalho de campo? Ou qual papagaio repete o que lhe dizem sem questionar? Ou quiçá está a pensar nos seus tempos de faculdade. Olhe que os tempos mudaram. Deixe de simplesmente reproduzir a imagem que lhe dá jeito para a sua prosaica argumentação. Pense.


Cordiais saudações,

Victor Hertizel

--- end quote ---



Caríssimo Victor,

Antes de mais nada, as minhas desculpas por o ter confundido com um anónimo. Convirá que Hertizel é um apelido invulgar. A falta é grave e sem desculpa.

Agora, alguns pontos curiosos:

"Eu sou onanísta, não necessito de público. São posturas."

Então para quê enviar as suas entradas para o Blog de Esquerda? Para quem se quer "masturbar" em privado, é um pouco invulgar, não acha?

"(...) paternalismos despropositados apenas servem para o seu prazer ao lê-los."

Há cerca de cinco anos que me afastei da Universidade, ao mesmo tempo que deixei a presidência da Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Se existem colegas com quem não ousaria ser paternalista são, entre outros, para além da minha equipa de trabalho na AEFBAUP, Rui Franco, Guilherme Cartaxo, João Ferro, Afonso Costa e tantos outros que, na AEFA/UTL foram consequentes na sua luta - até às últimas consequências. No entanto, com os que persistem no erro crasso de balir "não pagaamos, não pagaamos", dou-me ao luxo de ser paternalista, sim. E a qualquer dia da semana e duas vezes ao Domingo, quando tenho mais tempo.

"Concretamente, alguém lhe disse que tinha piada ou chegou a essa brilhante conclusão por si mesmo? E alguém lhe disse que era o dono da razão ou chegou a essa brilhante conclusão por si mesmo? E alguém lhe atribuiu o título de "supremo elucidador do povo em questões de ensino superior"? É o que se depreende dos seus conselhos. ( É para juntar à estatística.)"

Concretamente, não respondeu à minha pergunta, a não ser que considere a referência à nossa Constituição como a resposta. Lamento, mas é uma resposta demasiado básica, sobretudo para um revolucionário. Ou o amigo Victor não se considera um revolucionário?
Mas eu respondo às suas:

Nunca cheguei à brilhante conclusão que tinha piada, mas alguns, como o Victor, já mo disseram antes. E não me tem adiantado de nada dizer-lhes que falo a sério.
Não me tenho por dono da razão e espero que o Victor também não, mas tenho cinco anos de experiência de luta estudantil - como em "chegar-ao-fim-e-ser-chumbado-a-todos-os-exames-com-nove-valores-como-prémio-de-mau-comportamento" - e isso dá-me direito a tecer alguns comentários com conhecimento de causa.
(Acho o nove um número particularmente redondo, e o Victor, não acha?)

Pode juntar estes dados à estatística. Os outros estão à sua disposição na Internet, basta inserir num qualquer motor de busca o meu nome e "Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto".

"Mais uma vez a velha classificação do estudante bêbado, borguista,
borlista e rebarbado. Diga-me uma coisa, como chegou a esse maravilhoso
estereotipo?"


Não faço a mínima ideia de quanto tempo tem de Universidade, caro Victor, mas se ainda não tem a sua conta de estudantes bêbados, borguistas, borlistas e rebarbados, ainda tem muito que andar. Antes não tivesse...
E repare que nunca afirmei que o Victor era um deles, apesar do trocadilho "onanista", aliás bem e claramente assumido por si próprio.

Finalmente, a "direita"...
Como recém-chegado à blogosfera, penso que não conhecerá o suficiente d'A Sombra para dizer semelhante barbaridade, mas descontando a sua inexperiência no campo, sugiro a leitura da nossa entrada "Obscuro".

(Eu sabia que alguém me ia tentar colocar esta etiqueta mais... Já estou habituado. No pasa nada.)

Antes de me despedir, atrevo-me a mais uma sugestão:
Leia atentamente a entrada seguinte a esta ("Faculdades financeiras") e, já que é tão afirmativamente a favor da Universidade gratuita, saia do armário e assuma-se marxista e revolucionário; explique-nos como todos seriamos mais felizes num mundo sem capital, sem Coca-Cola e sem Zara, advogue a destruição do Estado democrático para que das suas cinzas nasça o esplendoroso socialismo.

Se o fizer, apesar de não concordar consigo, terá o meu respeito.
Se não, olhe... Será mais um igual aos que berravam pela solidariedade com os Chiapecos nas Assembleias Gerais de Alunos em que eu tentava alertar para a péssima qualidade do Ensino Superior público... em Portugal.
É chic q.b., mas muito rasteirinho.

Um abraço,
Rui Semblano

nota:
"Onanista" não leva acentos.
Como entusiasta que é, achei que o devia saber

nota2:
Como é público e notório, A Sombra é um blog editorial.
Comentários, só por e-mail.
(E, como se demonstra, sem complexos.)

Sem comentários:

Enviar um comentário