quinta-feira, dezembro 15, 2005

Dubya vs Kerry




G. W. Bush na CBS e J. F. Kerry na CNN.
Dois olhares sobre o Iraque no dia das eleições nesse país.

Com o passar do tempo, mais óbvia se torna a dificuldade que os norte-americanos têm em compreender o mundo árabe e, em especial, a rua árabe. Desde o "missão cumprida", de 1 de Maio de 2003, a bordo do USS Abraham Lincoln, G. W. Bush continua convencido que a sua causa é das mais nobres que existem, quer os árabes o reconheçam ou não. Quanto a J. F. Kerry, desde aquele Novembro triste de 2004 que se recusa a falar sobre a retirada das tropas norte-americanas do solo iraquiano.

O presidente, finalmente, reconhece o quanto estava errada a informação que lhe foi passada (ou é o que dizem) sobre as ADM no Iraque, mas persiste no lema "ficaremos no Iraque até cumprirmos a missão e nem um dia mais" - mesmo que esse dia seja daqui a vinte anos.
O senador, timidamente, vem apontar o dedo à forma como são empregues as forças norte-americanas no teatro de operações iraquiano, realizando missões de alto risco, como patrulhamentos e buscas casa a casa, que já deveriam estar a ser feitas pelas forças de segurança iraquianas ou pelas suas forças armadas.

Ao presidente: já vens tarde, filho.
Ao senador: a ser como diz, que missões cumpririam os soldados norte-americanos?

Parece que, adaptando, continua a ser mais o que nos separa do que aquilo que nos une, falando da UE e dos EUA; seja um republicano ou um democrata a residir na Casa Branca...

Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário