sábado, dezembro 17, 2005

A rapariga sob a lanterna...


Aus dem stillen Raume, aus der Erde Grund
Hebt mich wie im Traume dein verliebter Mund.
Wenn sich die spaeten Nebel drehn,
Werd' ich bei der Laterne stehn
Wie einst Lili Marleen, wie einst Lili Marleen


Lili Marleen
Poema: Hans Leip (1917?)
Música: Norbert Schultze (1938)
Intérprete em causa: Marlene Dietrich (1940?)



Baseada num poema escrito por um soldado alemão durante a Primeira Guerra Mundial, Lili Marleen (Marlene em inglês) foi transposta em música por um compositor alemão em 1938, sendo difundida por rádio em emissões especiais para o DAK (Deutsches Afrikakorps) em 1941, momento a partir do qual se tornou popular entre os soldados de todas as partes em conflito, em especial os ingleses e os norte-americanos e, evidentemente, os alemães.

A razão de tal fenómeno, não exclusivo desta melodia (veja-se como os marinheiros alemães, durante a Segunda Guerra Mundial, gostavam de It's a long way to Tipperary, outra herança da Grande Guerra), não tem a ver somente com a qualidade da canção em si, mas sobretudo com o romantismo do tema, pois fala de um jovem soldado na frente de batalha que sonha rever a sua amada, imaginando-a esperando por ele no local onde disseram adeus.

Já muitas intérpretes haviam cantado Lili Marleen antes de Marlene Dietrich, mas é dela a interpretação mais famosa, e em alemão, apesar das "conversões" para inglês, algumas com subliminares mensagens antinazis. Existem mesmo versões desta melodia em quase todas as línguas cujas nações conheceram ditaduras, mas isto por razões mais desviantes e bacocas.

Sem querer, tropecei num blog que ilustra sonoramente esta multiplicação de Lilis, como pano de fundo para a exaltação de coisas como a "raça" e a "nação". O tipo de blog que considera o Futurismo como enaltecedor da ideologia fascista, por exemplo; tudo pérolas de cultura.

Ó senhores, a Marlene já era cidadã norte-americana quando cantou esta canção pela primeira vez! Além disso, como deixei nos comentários de uma das Lilis em presença, continuo na disposição de vos indicar o paradeiro dela entre 1930 e 1945 (incluindo as tournées no Norte de África para animar o Oitavo Exército de Sua Majestade, em que cantou Lili Marleen!).

Haja pachorra para estes broncos que nos saem ao caminho a cada pedra em que tropeçamos e se levanta...
Posted by Picasa

Sem comentários:

Enviar um comentário