quarta-feira, março 29, 2006

An Illegal War Journal . Day 11 . 2003/03/29








Dia onze
No pasarán?


A revista The Economist desta semana, apesar de não manifestar um descontentamento tão marcante como outros títulos da imprensa anglo-americana, já dá sinais de algum desconforto. No seu editorial dedicado aos EUA (Lexington) não evita comparar Rumsfeld a McNamara, esperando que não repita os mesmos erros deste, relativos ao conflito do Vietname. Notório.
...
No especial de sete páginas sobre a guerra do Iraque, menciona a inexistência de refugiados iraquianos e o fluxo contínuo de jovens árabes, de todas as proveniências, de fora para o interior do país, comparando-o com os milhares de jovens de todo o mundo que entravam em Espanha como voluntários para combater Franco, durante a guerra civil. Por esta não estava à espera!
...
Corre a notícia de que algumas forças da coligação estão com muitas dificuldades de abastecimento, chegando a pedir comida a civis iraquianos, ignorando os médicos militares, que lhes dizem para não comer tais alimentos. Um soldado norte-americano chega a afirmar que "nunca um ovo cozido soube tão bem!". E quanto a munições, as coisas também não estão muito fáceis.
...
...
RS, An Illegal War Journal, 29/03/2003
...
...
Em 1991, no Koweit, a temperatura média era de 44º C durante o dia. Dentro de um fato de combate, cerca de 51º C. Em 2003, no Iraque, talvez fosse um ou dois graus mais quente...
...
...
...
Um pára da 173ª aerotransportada descansa, durante uma patrulha perto da base aérea de Harir, a norte de Arbil, no Kurdistão.
Sexta-feira, 29 de Março de 2003.
imagem: Caren Firouz - Reuters.

Sem comentários:

Enviar um comentário