segunda-feira, março 27, 2006

An Illegal War Journal . Day 9 . 2003/03/27








Dia nove
"Esta guerra vai durar o que tiver de durar."




Está tudo de pernas para o ar.
O Pentágono confirma que a televisão iraquiana é um "alvo legítimo".
"Usam a tv para passar mensagens codificadas" - afirmam!

Na Sky News, um howitzer norte-americano explode numa bola de fogo, atingido em cheio "live on television"... (...) Wesley Clarck, o general norte-americano que já comandou a OTAN, acusou hoje publicamente Donald Rumsfeld de ter planeado esta ofensiva de forma medíocre e considerou que as forças da coligação no terreno correm riscos muito sérios.

O jornalista da CBS que acompanha o 7º de Cavalaria, ao telefone, diz que aquela unidade já provocou cerca de mil baixas ao exército iraquiano contra apenas uma entre os seus efectivos. Afirma que é um bom sinal... Esta e outras declarações, incluindo as de Scott Ritter, que hoje afirmou à TSF que os EUA sairiam do Iraque com "o rabo entre as pernas" (sic), recordam tristemente o Vietname e um trágico chavão da altura. "De vitória em vitória até à derrota final".

Hoje, Collin Powell, prepotente, afirmou que a ONU não terá papel algum no Iraque do pós-guerra, politicamente falando. Não me esquecerei disso. A ONU também não.

(...) Uma força de mil páras da 173ª é lançada no Kurdistão. O objectivo é "tomar um aeródromo", mas a pista em causa já é controlada pela milícia kurda. Fala-se num reforço de até 6.000 efectivos e, logo de seguida, na constituição de uma frente Norte (com 7.000 páras?). Só quem não percebe nada de história militar leva isto a sério. Ou se trata de uma manobra de diversão (...) ou é pura propaganda - como em 91, com a 101ª (tão mal empregue no Iraque - estará lá a Easy?).
Em todo o caso, algo parece correr muito mal.
Foi feita, precisamente, essa pergunta a Rumsfeld. Resposta: "Céus! Nem pensar! Estas coisas são pensadas com uma antecedência de..." - hesita. "Meses..." - diz uma voz cujo emissor as câmaras não captam. "... de meses. Está tudo a correr como previsto." - termina Rumsfeld.
E a minha mãe é virgem, acrescento eu...
...
Mário Soares na Cooperativa Árvore, Porto:
Numa palestra realizada no âmbito do movimento pela paz, Mário Soares falou hoje, no Porto, sobre a situação no Iraque e no mundo. Cada vez mais agressivo no seu discurso, não teve problema em apelidar G. W. Bush com mimos como "fanático", "recém-convertido" e "antigo bêbado".
Soares será, afinal, mesmo fixe?
...
A frase do dia (1):
George W. Bush: "Esta guerra vai durar o que tiver de durar."
...
A frase do dia (2):
Jornalista da TVI: "O que entende das declarações de G. W. Bush?"
Vasco Rato: "Penso que está muito certo. Esta guerra acaba quando acabar."
(Help them brains...)
...
O facto do dia:
O Pentágono confirma a deslocação de mais 120.000 homens para o Iraque.
Começa a escalada. Como em 1965...
...
...
RS, An Illegal War Journal, 27/03/2003
...
...
O howitzer que mencionei acima era um canhão autopropolsionado Paladin, e a imagem que vi foi esta. Aparentemente, não se tratou de um projéctil, mas sim uma explosão interna, devido a acidente. Tendo em conta a quantidade de uranio empobrecido existente nestas unidades, os tripulantes não deverão escapar a efeitos nefastos... É a guerra?
...
...
A norte de Najaf. Quinta-feira, 27 de Março de 2003.
imagem: www.angelfire.com War in Iraq

Sem comentários:

Enviar um comentário