sábado, março 25, 2006

An Illegal War Journal . Day 7 . 2003/03/25







Dia sete
Espectáculo, propaganda... Jornalismo?



Donald Rumsfeld admite que a TV e rádio iraquianas poderão tornar-se alvos a abater. O que pensarão disso os "juristas" que acompanham os militares que definem os alvos dos bombardeamentos? A verdadeira face de Washington vai surgir depressa. E se a fasquia dos mil mortos norte-americanos for atingida rapidamente, a hipótese de lançar uma nuclear sobre Baghdad vai surgir. Espero estar enganado, em causa e efeito.

Quanto ao nosso "candidato a mordomo", Durão Barroso, questionado sobre o papel de Portugal no pós-guerra, tem hoje esta declaração assombrosa: "Portugal, no quadro das Nações Unidas, tem o direito de participar na reconstrução do Iraque."
Fabuloso! Reorganizar e reconstruir um país através da ONU depois do fracasso desta em impedir tal atrocidade já é bastante mau, mas confundir um dever com um direito só pode ser traduzido por mero interesse económico. Mas, afinal, Durão Barroso tem mais perfil de necrófago que de predador.

De novo o Pentágono, a CNN e os seus ventríloquos, dão como certo o controlo de Um Qasr e atestam que uma rebelião civil shiita, em Bassorá, foi esmagada pelo exército iraquiano, que teria mesmo recorrido à sua artilharia para o conseguir. A Al-Jazeera desmente esta informação. Veremos amanhã. O certo é que as eventuais imagens de iraquianos mortos por fogo de artilharia em Bassorá serão vistas pelos norte-americanos como resultado da repressão de Saddam Hussein, ao passo que do lado iraquiano serão consideradas como mais vítimas da barragem de artilharia da coligação sobre a cidade sitiada. (Um exército fechado dentro de uma cidade usar artilharia para abafar uma rebelião no seu interior é algo muito estranho.) O meu voto vai, desde já, para a Al-Jazeera. Quanto a Um Qasr, o Pentágono afirma que o primeiro cargueiro com ajuda humanitária vai chegar amanhã àquele porto iraquiano. A ver vamos...

O 7º de Cavalaria parou a sua "cavalgada" a 70 ou 90 km (?) de Baghdad, retido por uma tempestade de areia. Pelas imagens, parecia tratar-se de um fenómeno normal, para a região, mas os jornalistas não se cansaram de repetir que era a maior tempestade de areia em anos, vá lá saber-se porquê.
Entre 20 e 40 mil soldados norte-americanos - em especial o 7º de Cavalaria - estão "às portas de Baghdad", sozinhos, com uma rota de abastecimento de mais de 350 km de extensão e frente às divisões Medina e Hamourabi, da Guarda Republicana; cerca de 40 a 60 mil efectivos. Uns têm esperado o invasor a pé firme, com apoio de proximidade; os outros, há quase seis dias que marcham sem parar, quase sem descanso.

Está confirmada a prisão do piloto e do navegador do Apache filmado quase intacto no solo, forçado a aterrar por avaria ou abatido por um tiro de sorte de um qualquer camponês com uma Kalachnikov... Os dois foram filmados pela TV iraquiana e parecem em bom estado. Outro Apache e um Blackhawk foram hoje dados como desaparecidos pelo Pentágono.

"À conversa com Carlos Fino":
Hoje, a RTP colocou o canal de vídeofone à disposição dos telespectadores, para que fizessem perguntas a Carlos Fino, em directo. Em estúdio, uma turma de um liceu lisboeta tem direito a muitas perguntas. Noventa por cento delas eram, resumidamente: "Como se está a sentir, Carlos Fino?"
É demencial.


RS, An Illegal War Journal, 25/03/2003


Aparentemente, a guerra não seria ganha
em "questão de dias, não semanas"...
O impacto da captura de uma tripulação de
um Apache foi muito maior que as relativas
aos soldados rasos das unidades de retaguarda.

Ronald D. Young, Jr., 26, da Georgia, esq., e
David S. Williams, 30, da Florida, os tripulantes
do Apache capturado pelos iraquianos, abatido
por "um camponês com uma AK-47".
Every peasant with a rifle... 25 de Março 2003.
imagem: Al-Jazeera
...

2 comentários:

  1. Amigo Rui!

    Lembro-me bem destes tempos e destas noticias que acompanhei com avidez na altura.
    Eu fui dos que apanhei o directo do Carlos Fino, em directo, e lembro-me também desse “À conversa com Carlos fino” que refere, que foi como a maioria dos programas que se propõem responder às questões dos telespectadores.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. PiresF:
    Das milhares de perguntas possíveis a alguém que estava a viver um dos acontecimentos mais dramáticos do século, tudo o que ocorreu àquelas alminhas foi perguntar a Carlos Fino o que sentia... Estava sempre a ver quando uma delas perguntava: "E como está o tempo aí? Tem feito muito calor?" - o que, dadas as restantes perguntas, até seria uma questão interessante...

    Até breve,
    RS

    ResponderEliminar