segunda-feira, março 20, 2006

Stop . Rewind



Ainda se lembram como tudo começou?

Em 2003 levantei este assunto e fui mimado com uma chuva de adjectivos, no mínimo, curiosos.
E que nada havia a esconder! E que foram os árabes! E que é facílimo espetar com um 767 num mastodonte como era o WTC! E que o avião que entrou pelo Pentágono dentro se vaporizou, pois claro, como todos! E que qualquer um pode pilotar um monstro de mais de 60 toneladas a 10 ou 15 metros do solo durante centenas de metros! E que o edifício 7 do WTC caiu porque estava a arder! E que as torres cairam porque estavam a arder! E que foram os árabes, o Bin Laden, o Saddam e os estudantes de teologia! Pronto!

Ok. Mas não pensem que vou dizer:
"Não se fala mais nisso" - No way.


.
Para ir pensando. (Aconselho o download da versão não legendada, ficheiro WMP - "guardar como...")
Talvez regresse a este tema, depois do "diário".
...
Link para o vídeo cortesia do Sofocleto: Um Homem das Cidades.
.

2 comentários:

  1. Iniciativa genial, Rui. Mas, na verdade, nunca mais se falou de como se afundou o navio que legitimou a tomada de Cuba aos espanhóis, nem da entrada dos EUA na I Grande Guerra, então justificada pela inesperada (?!) invasão do espaço aéreo norte-americano, tomado por um enorme enxame de kamikazes que, depois de atravessar incógnito (?!) meio mundo, fez Pearl Harbor em fanicos. Além disso, havia que fazer algo bem mediático, para não restarem dúvidas à opinião pública americana. A técnica, semi-pírrica, é já antiga. E os americanos continuam a tomar-lhe o gosto como se pela primeira vez, em todas as primeiras vezes, porque a memória é, tarde ou cedo, apagada. Desde há milhares de anos de estratégia militar que certas unidades são sacrificadas em função do interesse comum. Não convém, no entanto, que elas saibam que vão ser sacrificadas...

    Um abraço fraterno. Excelente blogue.

    ResponderEliminar
  2. Davi Reis:
    A tecla do "i" estava perra, hein? (sorriso) Claro que te referes à II Guerra Mundial e claro que tens razão. E não foi por nenhum acaso que os porta-aviões da esquadra do Pacífico não estavam em Pearl Harbor a 7 de Dezembro de 1941. Quanto à América Latina, a doutrina Monroe iniciou no início do século XIX o que é hoje a política externa dos EUA, e o documento Strategy for a New American Century, delineado pelos neoliberais de Bush pai que hoje rodeiam W. Bush, é apenas a "pan-Monroeização" no século XXI.

    Os cidadãos norte-americanos não são estúpidos e estão a ver como lhes são retirados direitos e está a ser escondida a verdade; por isso tantos querem reaberta a investigação do 11 de Setembro de 2001 e o facto está a ser abafado; por isso estão a ser reclassificados como secretos documentos antigos já de acesso público - para justificar o secretismo por maior tempo possível dos que recentemente foram classificados e para retirar argumentos aos que encontram no passado respostas para o presente (é lá que elas estão, geralmente).

    A comparação entre a investigação Clinton-Monica e o 9/11/2001 é elucidativa. Até quando viverá o mundo na ilusão? Veremos.

    Um abraço,
    RS

    ResponderEliminar