sexta-feira, agosto 22, 2003

Luto pela ONU...

... Luto por todos nós.

(A) Actualização em rodapé

A tristeza do actual papel da ONU é tão grande quanto isto:
Nem um esboço de vontade de enviar de imediato uma equipa de especialistas independentes para investigar o atentado de dia 19 de Agosto de 2003 no hotel Canal. É patético. A morte trágica e inglória de Sérgio Vieira de Mello ainda corre o risco de ficar para a história como a morte da ONU, apesar de esta ter morrido a 19 de Março de 2003. (*)

(*) A "janela de oportunidade" que iniciou o conflito com o Iraque (a tentativa de "decapitação" do regime Baath, a 20 de Março de 2003) abriu-se exactamente cinco meses antes de se ter fechado outra, bem mais importante de permanecer aberta: a da esperança na oportunidade de um mundo melhor, aquele em que Sérgio Vieira de Mello ainda acreditava. Espero que se reabra em breve. Nada mais.


(A) Actualização:

Outra reacção que compreendo, mas não aceito, é a do Governo brasileiro.
Quando um filho nosso, ainda por cima um dos mais excelsos, morre em circunstâncias extraordinárias e trágicas, seria de esperar que fizéssemos tudo para saber o que sucedeu, mas nada. Lula da Silva limita-se, como tantos outros, a imitar com os lábios as falas do seu ventríloquo. Uma triste sombra de outros tempos, este Lula...

(actualização a 22Ago2003, 11:32)

Sem comentários:

Enviar um comentário