quinta-feira, abril 06, 2006

Assim não brinco.


Não convencional.
Na imagem, entrada dos Campos Delta 2 e 3,
Base de Guantanamo, Cuba (EUA)
...
...
De acordo com uma notícia que foi ontem divulgada no Público, as normas que regulam o tratamento de prisioneiros de guerra e a conduta dos beligerantes em conflitos armados já começam a mexer com os nervos do governo britânico ("Grã-Bretanha quer reescrever as convenções de Genebra", 05Abr2006).
...
...
...
- quote -
O ministro da Defesa do Reino Unido, John Reid, defende grandes alterações nas regras internacionais que regem o comportamento em tempo de guerra, porque verifica "uma regressão deliberada dos adversários para o terrorismo bárbaro", e os soldados britânicos não podem continuar manietados pelas convenções de Genebra, noticiou ontem o diário The Guardian.
Num discurso no Royal United Services Institute for Defence and Security Studies, Reid pediu que seja reexaminado o tratamento a conceder a terroristas internacionais feitos prisioneiros; se defina o que é uma "ameaça iminente", para actuar antes da sua concretização; e se pondere a melhor altura de intervir, se houver crise humanitária.
Em todos estes casos, Reid considerou que o Reino Unido e o Ocidente, em geral, estão a ser prejudicados pelo direito internacional em vigor. As convenções de Genebra deveriam ser revistas, frisou, uma vez que "a paisagem estratégica e as suas ameaças são novas e de uma complexidade sem precedentes".
- unquote -

Teremos, portanto, uma Convenção de Genebra não convencional.
Qualquer dia, ainda veremos alguém ser encostado a uma parede e abatido na hora, sob suspeita de terrorismo (ou outra coisa qualquer). E já ninguém verá nisso nada de mais. Talvez nos recordemos do dia em que, para responder à "regressão deliberada dos adversários para o terrorismo bárbaro", os países "civilizados" decidiram adoptar a barbárie como resposta.

"Ignorância é Força"...
...

2 comentários:

  1. Pois é amigo Rui, fico também preocupado com o avanço da ignorância.
    O abandono dos bons exemplos que deve ser uma aposta e um modo de vida do mundo civilizado, é deveras preocupante.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. PiresF:
    Eu disse "qualquer dia"? Enganei-me. Ainda há pouco foi abatido um rapaz no metro de Londres segundo este princípio. O procedimento, como vemos no Iraque, no Afeganistão e um pouco por todo o lado, incluindo Guantanamo, naturalmente, já está em vigor. A única coisa que falta, como diz Reid, é mudar as leis, para não haver "chatices"...
    É muito preocupante, sim.

    Até breve,
    RS

    ResponderEliminar