quinta-feira, abril 06, 2006

An Illegal War Journal . Day 19 . 2003/04/06







Dia dezanove
Friend or Foe.


... ...
As propagandas do Iraque e dos EUA degladiam-se tão ferozmente como os combatentes no terreno. A vantagem é dos norte-americanos. Por muito crédulos que sejam os telespectadores, ouvir o ministro da "informação" Mohammed Al-Sahhaf afirmar que não existe um único soldado da coligação em Baghdad quando as imagens mostram blindados norte-americanos na margem oposta do Tigre é simplesmente ridículo.
...
(...) Os combates intensificam-se no centro e em torno de Baghdad. Os iraquianos conseguem alguns sucessos; a destruição de um Abrahams aqui, de um Bradley acolá, mas nada que ameace seriamente a máquina de guerra norte-americana. (Penso que os combates convencionais terminaram, se é que existiram...) Algumas colunas blindadas da 3ª Divisão de Infantaria dos EUA avançam até aos palácios de Saddam Hussein, bem junto ao Tigre. das janelas do hotel Palestina, os cameramen das várias cadeias televisivas registam o momento. (...) Os G.I.'s deixam-se fotografar sentados nos sofás dos palácios e alguns oficiais têm o bom senso de impedir que outros coloquem a Stars & Stripes no exterior dos edifícios, agora abandonados. Mas a situação deteriora-se e a loucura expande-se, naturalmente.
...
A embaixada russa deixa Baghdad e ruma à Síria, numa caravana motorizado, avisando as duas partes em conflito dos pormenores da evacuação. Apesar disso, são atacados por duas vezes, após terem deixado o último posto de controlo iraquiano. Como é confirmado por elementos da própria caravana, o ataque parte de forças especiais da coligação (Rangers? SAS?). O Pentágono desmente, acusando o Iraque, mas é Condoleezza Rice que vai a Moscovo acalmar os ânimos, afirmando que a tratar-se de um ataque realizado por forças dos EUA, este não foi intencional. (Come again?)
...
...
RS, An Illegal War Journal, 06/04/2003
...
...
Os iraquianos perceberam desde logo que nunca venceriam os EUA convencionalmente e há indícios de que o armamento está a ser escondido. Estão, evidentemente, a "deixá-los pousar"... No Vietname, os EUA chegaram a ter no terreno cerca de 500 mil homens.
...
Crianças iraquianas brincam em cima de um blindado norte-americano destruído, em Al Dorah, arredores de Baghdad.
6 de Abril de 2003.
imagem: www.angelfire.com War in Iraq.
...

Sem comentários:

Enviar um comentário