quarta-feira, abril 05, 2006

An Illegal War Journal . Day 18 . 2003/04/05







Dia dezoito
Aquilo é um míssil?


... ...
Contra-ataque iraquiano em Baghdad.
Saddam Hussein aparece nas ruas da capital (imagens de ontem ou de antes de ontem), sorridente, rodeado de milícias e de populares extasiados (onde está a Guarda Republicana?). O Ministro da "Informação" "confirma" que um ataque "não convencional" teria sido efectuado no aeroporto, "expulsando" os norte-americanos para um bairro próximo, onde estariam cercados.
...
O Pentágono nega ter perdido o aeroporto e afirma que cerca de mil iraquianos foram mortos no ataque ao mesmo. O Iraque, pelo contrário, diz terem sido mortos centenas de soldados norte-americanos no "tal" contra-ataque, e convida os jornalistas a visitar o local (??).
...
Será curioso, se tal coisa suceder. Nem imagino o que aconteceria se isto fosse verdade (a versão iraquiana dos acontecimentos). O aeroporto nas mãos dos iraquianos e centenas de norte-americanos mortos? (Não me parece...) Cheira a propaganda, mas se tal fosse confirmado por jornalistas independentes "in loco"... Aguardemos.
...
Uma coisa parece certa: Carlos Fino já afirmou que os iraquianos montaram baterias de artilharia pesada a centenas (duas, três?...) de metros do hotel Palestina, onde se encontram alojados os jornalistas. Ontem à noite, durante o contra-ataque iraquiano, um míssil terra-ar foi disparado perto e passou mesmo em frente à janela do quarto do jornalista da RTP.
Isto resulta em que os jornalistas estão entre a artilharia iraquiana e os norte-americanos - para não falar no apoio aéreo, que não tardará a atacar as posições iraquianas (dentro de Baghdad).
...
...
RS, An Illegal War Journal, 05/04/2003
...
...
Por mais que o "cromo" do ministro da desinformação iraquiano se esforce, há coisas que são impossíveis de desmentir. A presença dos norte-americanos no interior do perímetro urbano de Baghdad é uma delas.
Baghdad, como já disse, não será uma nova Leninegrado.
...
...
...
...
...
...
...
Um blindado da 3ª Divisão de Infantaria no aeroporto de Baghad. Indesmentível. 5 de Abril de 2003.
imagem: www.angelfire.com War in Iraq.
...


...
nota:
Apesar de editada na madrugada de 6 de Abril, esta entrada fica registada no último minuto de 5 de Abril, para efeitos cronológicos, é bom de ver. A razão está na entrada anterior, perdão, "seguinte".

Sem comentários:

Enviar um comentário