segunda-feira, abril 03, 2006

An Illegal War Journal . Day 16 . 2003/04/03







Dia dezasseis
Às portas de Baghdad.


... ...
(...)
De manhã, surge a notícia de que a 3ª Divisão de Infantaria dos EUA tentava controlar o aeroporto de Baghdad. Esta força, agora a mais avançada e desgastada da coligação, teria contornado Karbala e avançado para a capital (esta última parte confere).
O intrigante é que, ainda ontem, Carlos Fino se deslocara de Baghdad a Hilla (perto de Karbala), testemunhando posições defensivas da Divisão Medina sem danos de maior, e não verificando a presença de tropas dos EUA na zona.
...
(...)
A confirmar-se esta tentativa de controlar o aeroporto da capital, é o assalto a Baghdad que se inicia. Se os norte-americanos esperam, porém, reabastecer a frente de Baghdad através do aeroporto da própria cidade podem ter surpresas desagradáveis. Hoje mesmo, a Sul, onde é suposto terem a situação "controlada", um caça F-18 Hornet foi abatido por um míssil terra-ar. Não estou a ver um Galaxy a tentar aterrar em Baghdad sem que a cidade esteja conquistada. Deste ponto de vista, tomar o aeroporto é uma solução táctica inteligente, mas sem consequências imediatas.
...
À hora de almoço, Carlos Fino e Paulo Camacho entram em directo no Jornal da Tarde, via satélite. Estão no jardim em frente ao hotel Palestina, local usado por todos os jornalistas em Baghdad para as suas transmissões diurnas via satélite. Fala em "normalidade" e, de facto, assim parece. Como é hábito, o Ministro da "Informação" iraquiano veio desmentir a "tomada" do aeroporto, situado dentro do perímetro urbano de Baghdad, afirmando mesmo que a 3ª Divisão de Infantaria dos EUA não está a avançar. (Desta vez, como em outras, a História viria a dar-lhe razão: o assalto a Baghdad começaria no dia seguinte - pelo aeroporto, precisamente - e a 3ª Divisão estava parada, de facto; o problema com este "cromo" é saber quando fala verdade e quando inventa - tal e qual como os porta-vozes de Washington; a escola é parecida.)
... ...
(...)
A desinformação é sistemática de todos os lados, e os Media ocidentais fartam-se de cometer gaffes, como o Público, hoje mesmo, que repetia a falsa notícia de ontem sobre a "destruição" de uma Divisão iraquiana. É preciso calma e capacidade de análise. Isto está muito longe do fim e, como um comentador dizia hoje, devemos estar preparados para uma ou várias surpresas, não necessariamente boas para a coligação.
...
...
RS, An Illegal War Journal, 03/04/2003
...
...
Na madrugada de hoje, realizou-se a operação de "folclore" que cobriria de ridículo os militares norte-americanos. Saltando de Black Hawks, forças especiais e operadores de câmara entraram aos tiros por um hospital dentro, algemaram um dos doentes à cama onde se encontrava, encostaram os médicos e enfermeiros à parede e... "libertaram" Jessica Lynch.
GO! GO! GO!
...
...
...
...
...
...
Army PFC Jessica Lynch.
imagem: Department of Defense, USA
...

Sem comentários:

Enviar um comentário