sexta-feira, abril 07, 2006

An Illegal War Journal . Day 20 . 2003/04/07







Dia vinte
Friendly Fire.


... ...
Uma coluna de páraquedistas da 173ª e guerrilheiros kurdos, acompanhados por jornalistas, foi bombardeada pela própria aviação norte-americana. O comandante da coluna chamara o apoio aéreo para protecção, pois detectou blindados iraquianos nas proximidades, mas o piloto, ou pilotos, que responderam à chamada confundiram a coluna de Humvees, Pick-ups e Jeeps com os tanques iraquianos (!!!). Resultado da façanha: 17 a 18 mortos entre os kurdos, 4 a 5 mortos entre os páras norte-americanos e quase 50 feridos de todas as partes; o intérprete iraquiano que acompanhava a equipa da BBC integrada na caravana viria a morrer depois, vítima dos ferimentos provocados por este ataque, cujas imagens ficaram registadas pelo cameraman britânico, ferido ele próprio, gotas de sangue a cair sobre a objectiva. Friendly fire.
...
O jogo do gato e do rato é agora substituído pelo do leão e da formiga. No Sul, Bassorá é dada como conquistada pela enésima vez, mas agora lá aparecem as imagens de tropas de Sua Majestade no centro urbano, embora logo se registem novos combates nos arredores da cidade. Afinal, o que significam as imagens? Quem controla o quê?
...
Tanto em Bassorá como em Karbala, outra cidade em que a coligação logrou entrar, os habitantes manifestaram algum contentamento pela fuga dos esbirros de Saddam Hussein, mas não há explosões de alegria. Entrevistado pela BBC (ou pela Sky News, não me recordo), um habitante de Bassorá foi muito claro: "Agradecemos aos ingleses e aos americanos por nos terem livrado de Saddam, mas agora têm de se ir embora." - Nem mais. (O pior vai ser tirá-los de lá...)
...
...
RS, An Illegal War Journal, 07/04/2003
...
...
No comments...
...
...
...
...
...
...
...
Destroços da caravana de forças especiais norte-americanas, guerrilheiros kurdos e jornalistas, atacada pela aviação dos próprios EUA. Segunda-feira, 7 de Abril de 2003.
imagem: www.angelfire.com War in Iraq.

Sem comentários:

Enviar um comentário