domingo, abril 02, 2006

An Illegal War Journal . Day 15 . 2003/04/02







Dia quinze
Crimes.


... ...
(...)
Hilla é uma cidade 80 km a Sul de Baghdad.
Foi bombardeada violentamente. Um comité da Cruz Vermelha, no local, referiu um "cenário de horror" (sic). Mais de 250 feridos, entre os quais dezenas de estropiados. Todos civis.

Os norte-americanos não comentam. O Pentágono critica rispidamente as vozes que, nos Media, contestam abertamente esta estratégia de invasão e ocupação (clamando "antipatriotismo"). Rumsfeld já não sorri tanto e, quando julga já não estar a ser filmado, o seu rosto crispa-se. É o início do fim da administração G. W. Bush (pode demorar, mas começou aqui).

No terreno, os progressos são muito lentos, agora. Como fizeram em Bassorá e Nasirya, as tropas da coligação desistem de tomar Karbala e rumam a Baghdad. A 4ª Divisão Mecanizada - supostamente a nata das unidades do exército dos EUA - só agora começa a chegar ao Koweit. Não controlando as cidades, como esperam controlar o Iraque? (Ou a questão é controlar apenas Baghdad?). A única forma de controlar a situação de modo suficiente (e ainda assim não garantido) será colocar meio milhão de homens no Iraque. Isso pode vir a ser impossível, mas demoraria muitos meses, em todo o caso. É um novo Vietname em gestação.

[Para hoje, está convocada para Lisboa uma marcha de protesto, organizada por estudantes (início às 16:00). O Governo Civil de Lisboa proibiu o desfile (!!) recorrendo a uma lei de 1974 que apenas permite desfiles e marchas a partir das 19:30 ("da tarde", como diz a Governadora Civil - tão nova, coitadinha) e ao fim-de-semana. Como dirigente académico, já percorri a baixa do Porto em plena manhã de um dia de semana, com direito a escolta policial e batedores! Dois pesos, duas medidas; é intimidação pura. Os estudantes já foram avisados de que incorrerão em desobediência qualificada, caso avancem para a marcha. A ironia é que se trata de reivindicações puramente estudantis, não um protesto directo contra a invasão do Iraque (se calhar o Governo, o Civil e o da República, têm medo que a coisa degenere...).]

A anedota do dia:
O Alto Comando da coligação anunciou a destruição completa em menos de 24 horas de uma divisão da Guarda Republicana, ligeiramente a Sul de Baghdad. Significa isto o aniquilamento de 15 a 20 mil homens e cerca de 200 blindados em um dia. Pouco depois, o próprio comandante da divisão em causa veio desmentir tal coisa, acusando 15 mortos e algumas dezenas de feridos. De 15 a 15.000 é um saltinho. Aguardemos.

Entretanto, pelo sim pelo não, o Iraque expulsou a Al-Jazeera de Baghdad. Depois ainda dizem que é um instrumento de propaganda iraquiano. Os ocidentais não compreendem a relação de amor-ódio entre o mundo árabe e Saddam Hussein.
...
...
RS, An Illegal War Journal, 02/04/2003
...
...
Começam a chegar aos aeroportos,
aos milhares, sob o calor de outro sol.
As imagens são familiares.
Relembram Saigão...
...
...

...

...
Os primeiros 5.000 soldados da 4ª Divisão

de Infantaria chegaram ao Koweit.
2 de Abril de 2003.
imagem: www.angelfire.com War in Iraq
...

Sem comentários:

Enviar um comentário