terça-feira, abril 04, 2006

An Illegal War Journal . Day 17 . 2003/04/04







Dia dezassete
Danos colaterais.


... ...
Sem a Al-Jazeera no terreno, torna-se evidente a desinformação do regime iraquiano. Hoje, não restam dúvidas que uma força estimada em mil homens da 3ª Divisão de Infantaria dos EUA tenta controlar o aeroporto de Baghdad, mas o Ministro da "Informação" iraquiano, na TV nacional, não só nega o facto como afirma que as tropas da coligação mais próximas da capital estão a 150 km. Já não existem as imagens da televisão do Qatar para mostrar imagens actuais do aeroporto e as da TV iraquiana são, como sempre, um mau exercício de propaganda; um exercício melhor dominado pelas televisões "ocidentais", embora com discrepâncias (imagens que não conseguem situar ou velhas de dias...).
...
Das Divisões da Guarda Republicana nem sinal. Uns afirmam que se furtam ao combate, outros dizem que foram incapacitadas, outros ainda que recuaram para o centro de Baghdad (esta última é para rir). Ninguém sabe de nada.
(...)
...
Como resultado do apoio aéreo de proximidade em ambiente urbano (na protecção das tropas que atacam o aeroporto), começam a chegar aos hospitais de Baghdad muitos feridos civis e, hoje de manhã, algumas centenas de habitantes da capital fugiram para nordeste, em direcção ao Irão. A escolha não deixa muitas dúvidas: serão shiitas.
... ...
Foi confirmado por jornalistas britânicos que as "cluster bombs" estão a ser usadas sobre civis iraquianos. Muitos países já baniram este tipo de armamento vergonhoso dos seus arsenais, assim como as minas terrestres. Os EUA (e, aparentemente, o Reino Unido) não o fizeram.
...
...
RS, An Illegal War Journal, 04/04/2003
...
...
O avanço sobre Baghdad consumou-se. Será uma questão de dias, até que a cidade esteja ocupada. Quando estará sob controlo é outra questão. Talvez nunca...
...
...
Saddam Hussein aparece na TV iraquiana, passeando nas ruas de Baghdad. As imagens não parecem ser de dia 4.
Sexta-feira, 4 de Abril de 2003.
imagem: www.angelfire.com War in Iraq.

Sem comentários:

Enviar um comentário