terça-feira, agosto 05, 2003

Apologias


No Público de hoje (Público, 05Ago2003, p. 8) é publicada uma Nota da Direcção, intitulada "O Público e a discussão sobre o Holocausto", que se traduz num pedido de desculpas público, relativo à publicação de dois textos revisionistas, da autoria de um (in)certo Pedro Almeida, em Março deste ano.

Diz a referida nota que o Público assume "hoje que a edição desses dois textos, sem qualquer explicação aos leitores, foi um erro" (sic).
Como diz o povo, vale mais tarde do que nunca, mas...
... Porquê a inclusão da frase "sem qualquer explicação aos leitores"?
Quererá ela significar que, desde que precedida de uma explicação, qualquer opinião tem lugar no Público? Que, se precedida de algo como "o Público adverte que o seguinte artigo de opinião pode ser prejudicial à saúde mental", se poderá ler, por exemplo, a apologia do nazismo?

O bom senso editorial pode não constar, expressamente, do Livro de Estilo do Público, mas deve estar presente em todos os momentos em que se seleccionam os artigos de opinião a editar. E penso ser lamentável que se tenha escolhido tal forma de desculpa, relativa e redutora, para tentar remediar um erro que, apesar de humano, foi repetido. Num jornal como o Público, tal erro (repetido) é não só inadmissível como imperdoável. Apenas o tempo e uma edição mais cuidada o apagará.

RS

nota:
Carta enviada ao jornal Público, a 05Ago2003

Sem comentários:

Enviar um comentário