segunda-feira, agosto 04, 2003

Os intocáveis


A propósito do artigo do Público, de 02Ago2003, p. 9, da autoria de Helena Matos, "Nacionalismo basco: o medo aqui tão perto (II)" e de "ETA avisa: 'Não venham a Espanha'" no Público de 04Ago2003, p. 13.

"Não venham a Espanha", avisa a ETA.
No dia anterior à publicação desta notícia, Helena Matos traçava um retrato frio e cristalino da ETA, mas sem tocar na essência do seu comunicado de hoje: os atentados desta organização terrorista. Adjectivemos: desta odiosa organização terrorista.
A "intra-rede de terror" Etarra é muito mais aterradora do que se poderia supor e continua a ser, como sempre foi, o principal obstáculo à resolução da questão basca. Há muito tempo que se tornou claro que a ETA não está, minimamente, interessada na liberdade e na democracia para o País Basco - ou melhor, está tão interessada nisso como está interessado Alberto João Jardim no mesmo, aplicado à Madeira. O que lhes importa é o poder e esse poder projecta-se melhor tal como é hoje. O pior que podia acontecer para a dita organização "para a libertação do País Basco" seria essa região conseguir a independência.

Deste ponto de vista, ironizando, talvez fosse dar a independência aos bascos a melhor forma de Madrid resolver o problema. Mais ou menos o que Lisboa devia fazer em relação à nossa última colónia... de férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário